Pisos táteis e placas em braille nos shoppings, já pensou? Vereador de Salvador, sim
A proposta busca implementar mecanismos que facilitem o acesso às dependências dos shoppings.
O vereador Dr. José Antonio (PTB) apresentou o Projeto de Lei nº 217/2021, que dispõe sobre a implementação de pisos táteis e placas em braille nos shopping centers de Salvador. A proposta busca implementar mecanismos que facilitem o acesso às dependências dos equipamentos por pessoas que possuem limitações visuais, ampliando o acesso a serviços e ao lazer.
O vereador diz que o censo feito pelo IBGE em 2010 apontava 558.400 pessoas em Salvador com alguma restrição visual, seja ela parcial ou total. Esse número representa 19,36% da população do município.
De acordo com o projeto de lei, os pisos táteis deverão ser instalados antes e depois de locais com diferença de nível no trajeto das pessoas, como escadas rolantes, escadas fixas, elevadores, rampas e outros. As placas em braile deverão ser instaladas de modo a facilitar o acesso aos quiosques, sanitários, estacionamentos e outras divisões de acesso ao público dos shopping centers.
“O expressivo número de pessoas portadoras de deficiência visual no município de Salvador torna imperativa a adoção de políticas públicas voltadas para os deficientes visuais. Nesse contexto, o piso tátil e as placas em braille representam autonomia e segurança aos deficientes visuais”, defende Dr. José Antonio.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.