Vídeo: Morro do Pai Inácio, cartão postal da Chapada Diamantina, é atingido por incêndio; bombeiros controlam fogo
O orquidário foi preservado e, neste sábado (11/9), os militares estão percorrendo toda área atingida para identificar possíveis novos focos.
O Morro do Pai Inácio, um dos pontos turísticos mais famosos da Chapada Diamantina, foi atingido por um incêndio nesta sexta-feira (10/9). Segundo o corpo de bombeiros, o fogo se concentrou em uma rodovia proxima ao cartão postal e já está sendo controlado. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a gravidade das chamas.
O orquidário foi preservado e, neste sábado (11/9), os militares estão percorrendo toda área atingida para identificar possíveis novos focos. Os especialistas em incêndio utilizaram dois aviões modelo Air Tractor para realizar o combate aéreo.
Os bombeiros também fizeram aceiros para que o fogo não se alastrasse e acabasse atingindo o Morro dos Brejões, que fica na mesma área.
O combate contou com o apoio de brigadistas voluntários, de representantes do ICMBio e da comunidade local. "Esse apoio foi muito importante e conseguimos controlar o incêndio rápido, preservando áreas fundamentais para a natureza", explicou o major BM Márcio Jansen.
A causa do incêndio ainda é desconhecida. Durante o combate os militares também orientam os moradores das proximidades sobre como evitar os incêndios florestais. É importante que a população não realize queimas em pastos, por exemplo, pois o fogo pode sair do controle de forma rápida e atingir outras áreas.
"É importante que a população não realize queimas, pois o fogo pode sair do controle de forma rápida e atingir outras áreas. Os incêndios florestais prejudicam a fauna, a flora e podem atingir propriedades e a comunidade local", diz a nota da coorporação.
LEIA MAIS: Soldado da PM é morto em troca de tiros no sul do estado; casal de suspeitos também faleceu
LEIA MAIS: Com sinais de violência, corpo de mulher é encontrado em tonel em Vitória da Conquista
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.