Quedas de energia afetam abastecimento de água em 14 cidades na Bahia

Com o funcionamento das estações de bombeamento comprometido, o fornecimento de água segue reduzido

Por Da Redação.

A operação do sistema de abastecimento Pedras Altas/Sisal, responsável por atender cerca de 176 mil pessoas em 14 municípios da Bahia, vem sendo prejudicada por oscilações de tensão e interrupções no fornecimento de energia elétrica, segundo informações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Com o funcionamento das estações de bombeamento comprometido, o fornecimento de água segue reduzido e intermitente desde o dia 8 de abril.

Os municípios afetados são Mairi, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Quixabeira, Capela do Alto Alegre, Pintadas, Capim Grosso, Nova Fátima, Gavião, São Domingos, Valente, Ichu, Candeal e Pé de Serra — todos localizados na região do Sisal.

Foto: Luís Quintero/Pexels/Ilustrativa

De acordo com a Embasa, nos últimos dez dias foram registradas nove ocorrências de falha no fornecimento de energia ou fornecimento em baixa qualidade nas estações de bombeamento, totalizando mais de 60 horas de paralisação.

A empresa informa que está cobrando da Coelba/Neoenergia a regularização do fornecimento de energia elétrica em condições adequadas para garantir a continuidade do abastecimento. 

"Diferente da energia elétrica, a retomada do fornecimento de água não é imediata. É necessário tempo para encher novamente reservatórios e pressurizar a rede, principalmente em períodos de maior consumo, como os dias de calor", informa, em nota, a Embasa.

Enquanto o abastecimento pleno não é restabelecido, a Embasa orienta a população a manter o uso consciente e econômico da água ainda disponível nos reservatórios domiciliares.

Foto: Alberto Freitas/GovBA

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.