Operação da PC investiga conflito entre indígenas e produtores rurais
Operação "Pacificar" vai cumprir 12 mandados de prisão e 7 mandados de busca e apreensão em imóveis rurais do município do Prado
Por Da Redação.
Na manhã desta quinta-feira (20), a Polícia Civil da Bahia, em ação integrada com a Polícia Militar da Bahia (Comando Regional Extremo Sul e Companhias Especializadas), deflagrou a Operação "Pacificar". A iniciativa tem como objetivo cumprir 12 mandados de prisão e 7 mandados de busca e apreensão em imóveis rurais do município do Prado.
Os mandados foram expedidos no curso de inquéritos que investigam a ação de grupos de supostos indígenas armados. Segundo as investigações, esses grupos, sob o pretexto de atuar em "retomadas" de territórios de seus ancestrais, têm agido com violência e grave ameaça contra trabalhadores e proprietários rurais.
As ações incluem saques de produções agrícolas, mobiliários e veículos, além da restrição da liberdade das vítimas por períodos juridicamente relevantes.
A Operação "Pacificar" visa desarticular esses grupos e restaurar a segurança na região. A ação conta com a participação de policiais das Coordenadorias Regionais de Teixeira de Freitas, Eunápolis, Ilhéus, Itapetinga e Vitória da Conquista, além da Diretoria Regional Sul Sudoeste e de diversas unidades do CATTI/DEPIN.
LEIA MAIS: Operações da PC combatem grupos criminosos na Bahia e outros estados
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).