Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas e ventanias na Bahia
O alerta amarelo indica situação de atenção, especialmente em regiões propensas a alagamentos ou deslizamentos
Por Bruna Castelo Branco .
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (11), um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em nove cidades da Bahia. O aviso é válido até as 10h de quarta-feira (12) e abrange os municípios de Barreiras, Buritirama, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Pilão Arcado, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e São Desidério.
De acordo com o Inmet, as áreas sob alerta podem registrar chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, com velocidades que podem variar entre 40 e 60 km/h. O instituto alerta para possíveis riscos, como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, embora o nível de perigo seja considerado baixo.
![O aviso é válido até as 10h de quarta-feira (12). | Foto: Bruna Castelo Branco/Aratu On](https://adm.aratuon.com.br/assets/40c005cd-89fc-4cba-bc52-c5c970b311cb.jpg?width=1280&format=webp&)
O aviso é válido até as 10h de quarta-feira (12). | Foto: Bruna Castelo Branco/Aratu On
O Inmet orienta a população a tomar precauções e evitar áreas de risco durante o período de chuvas. Em caso de emergências, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil, pelo número 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
O alerta amarelo indica situação de atenção, especialmente em regiões propensas a alagamentos ou deslizamentos. A Defesa Civil local deve monitorar as áreas afetadas e prestar assistência, se necessário.
Onda de Calor
O Instituto Meteorológico Climatempo divulgou, no último domingo (9), um alerta sobre a possibilidade de uma onda de calor intensa que deve afetar grande parte do Brasil nos próximos dias, incluindo a Bahia.
A onda de calor deve ir de 12 a 18 de fevereiro. Segundo dados do Climatempo, regiões como o Oeste da Bahia, nas proximidades de Barreiras, o Vale do São Francisco, onde fica Juazeiro, e grande parte do sertão baiano podem alcançar temperaturas em torno de 40 °C durante esse período.
Embora não esteja diretamente na faixa de onda de calor, Salvador também deve registrar temperaturas mais altas do que o normal. A previsão é de que a capital baiana tenha máximas entre 34 °C e 36 °C, com um aumento de 3 °C a 5 °C em relação à média histórica da estação.
![A onda de calor deve ir de 12 a 18 de fevereiro. | Imagem: Climatempo](https://adm.aratuon.com.br/assets/cc42ddb0-9a4a-40f3-8c83-4f4c50a11b93.webp?width=1280&format=webp&)
A onda de calor deve ir de 12 a 18 de fevereiro. | Imagem: Climatempo