Valderico Júnior (União) é eleito prefeito em Ilhéus com mais de 43% dos votos
Com mais de 41 mil votos, Valderico foi eleito na chapa com vice-prefeita Wanessa Gedeon (Novo)
Após uma disputa apertada, Valderico Júnior (União Brasil) é eleito prefeito de Ilhéus, no sul da Bahia, com 43,24% dos votos válidos, obtidos com 41.567 votos. Ele concorria ao cargo de gestor municipal com Adélia Pinheiro (PT), ex secretária estadual de saúde, e Bento Lima (PSD), candidato da atual gestão, que terminaram as eleições com 40,49% e 16,27%, respectivamente. A vice-prefeita eleita no município é Wanessa Gedeon (Novo).
Operação da Polícia Federal
Bento Lima (PSD), apoiado pelo atual prefeito da cidade, Mário Alexandre (PSD), é alvo da Operação Coronelismo, da Polícia Federal (PF), que tem o objetivo de combater supostos crimes eleitorais cometidos pela coligação do candidato, como o uso de servidores, veículos e combustível da gestão municipal atual para campanha.
Após agentes da Polícia Federal irem ao comitê eleitoral de Bento Lima, a "Coligação Ilhéus da Gente, Pra Cima, Pra Frente" se manifestou.
Em nota, o grupo afirmou estar “profundamente revoltado e indignado” com o caso e alegou que a operação “ofende gravemente a ordem democrática e a lisura do processo eleitoral”.
“A coligação acredita na Justiça e reafirma seu compromisso em colaborar plenamente com todas as investigações. Nossos atos de campanha são transparentes, e todos os gastos eleitorais estão sendo devidamente registrados e comprovados junto à Justiça Eleitoral, conforme determina a legislação vigente. Não temos nada a esconder”, diz um trecho do comunicado.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).