Interior

Feliz Aniversário, Futebol! Clubes baianos celebram fundação no 1º de janeiro

Primeiro dia do ano é marcado pela origem de clubes de futebol. Na Bahia, quatro deles celebram a data

Por Da Redação

Feliz Aniversário, Futebol! Clubes baianos celebram fundação no 1º de janeiro
Não é só de Dia Mundial da Paz que vive o 1º de janeiro. A data também é marcante no mundo do futebol, por ser atrbuído ao aniversário de clubes tradicionais do futebol nacional. No nosso estado, quatro equipes tradicionais celebram a data.
Destes, o mais emblemático para a torcida baiana é o Esporte Clube Bahia, fundado em 1º de janeiro de 1931. Agora com 93 anos, o Esquadrão foi criado para ser o primeiro clube profissional do estado após a extinção das equipes de futebol da Associação Atlética da Bahia e o Clube Bahiano de Tênis. No mesmo ano, o Esquadrão se filiou a Federação Bahiana de Esportes Terrestres (Atual Federação Bahiana de Futebol) e conquistou o seu primeiro título, o campeonato estadual de 1931.
De lá para cá, o time faturou duas competições nacionais - A Taça Brasil de 1959 e o Campeonato Brasileiro de 1988 - além de edições da Copa do Nordeste e do próprio Campeonato Baiano. Inclusive, é o maior detentor de títulos deste torneio, com 50 conquistas.
Dois anos depois do Tricolor, Salvador também foi o berço de outra emblemática fundação: Criado por imigrantes espanhóis, o Galícia mostrou sua força ao ser vice-campeão em 1935 e 1936, para depois chegar a glória do título baiano em 1937. Depois disso, a equipe ainda marcou história ao ser o primeiro tricampeão do torneio (1941/1942/1943) e seguir entre os protagonistas da competição por todo o século XX.
Também no dia 1º de janeiro, outra tradicional equipe do estado foi fundada: o Fluminense de Feira Futebol Clube. Criado em 1941 por um grupo de feirenses que torciam para o Fluminense do Rio, o Touro do Sertão tem marcas importantes no futebol baiano. Depois de conquistar títulos amadores, profissionalizou-se em 1954 e chegou ao campeonato baiano da primeira divisão em 1956, sendo o primeiro clube do interior da Bahia a disputar o torneio.
Além disso, foi o primeiro campeão baiano fora da cidade de Salvador, faturando os títulos de 1963 e 1969. Para entender a força desta marca, apenas em 2006 outra equipe do interior chegou ao primeiro posto no Baianão. Além disso, também já participou de todas as divisões do Campeonato Brasileiro e também já participou da Copa do brasil e da Copa do Nordeste, no qual já disputou uma final.
Em 1974, foi a vez da Associação Desportiva Catuense ser fundada no primeiro dia do ano. Criada por empresários e funcionários da empresa de ônibus Catuense, a equipe passou a integrar a elite do futebol baiano nos anos 80 e nã0 demorou para chegar às primeiras posições do torneio. Foi terceira colocada em 1981 e vice-campeã em 1983, 1986, 1987. Chegou a disputar um Campeonato Brasileiro em 1984 e também é conhecida como a casa de muitos talentos do futebol local, como Bobô, Naldinho, Zanata e Vandick.
Nos anos 2000, mudou de nome para Catuense Futebol S/A. Neste período conquistou a Taça Estado em duas ocasiões e ser vice-campeã baiana em 2003.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.