Sobe para 23 o número de feridos em acidente com bondinho em Lisboa
Acidente aconteceu com Eleveador da Glória, em Lisboa
Por Juana Castro.
Além das vítimas fatais, o descarrilamento deixou ao menos 23 feridos, incluindo uma criança e uma mulher grávida. O incidente ocorreu por volta das 18h, horário local (14h em Brasília), na Calçada da Glória. As causas do acidente ainda estão sob investigação, e o Ministério Público português informou que abriu um inquérito para apurar os fatos.
O Elevador da Glória, gerido pela empresa municipal Carris, liga a Praça dos Restauradores, na Baixa de Lisboa, ao Bairro Alto. Com um percurso de cerca de 265 metros, o transporte é uma atração popular entre turistas.#ALERTA Se descarriló el Funicular de Lisboa, el Elevador da Glória, que realiza un recorrido por la zona vieja; obligado al viajar a Portugal. Al menos 15 muertos y 18 heridos. Con mas de 100 años de historia, no le daba mantenimiento el municipio. Turistas, muchas víctimas pic.twitter.com/7ou9NYCppb
— Víctor Sánchez Baños (@vsanchezbanos) September 3, 2025
Não há vítimas brasileiras, diz Itamaraty
A Unidade de Gestão de Crises do Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem) comunicou que as nacionalidades das vítimas ainda não foram confirmadas. Contudo, a Agência Lusa reportou que, entre os mortos e feridos, há "vários sobrenomes estrangeiros", além de cidadãos portugueses.
O Itamaraty, por meio de nota oficial, manifestou pesar pelo ocorrido e expressou "sua solidariedade ao governo e ao povo de Portugal”. O órgão informou que, até o momento, não há registro de brasileiros entre as vítimas. O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa está de prontidão para prestar assistência a cidadãos brasileiros e seus familiares, podendo ser contatado pelo plantão consular no número (+351 962 520 581).
*Com informações da Agência Lusa
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).