Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

TRAGÉDIA: Incêndio florestal deixa ao menos 62 mortos no nordeste de Portugal; Número pode aumentar

TRAGÉDIA: Incêndio florestal deixa ao menos 62 mortos no nordeste de Portugal; Número pode aumentar

Por Da redação.

TRAGÉDIA: Incêndio florestal deixa ao menos 62 mortos no nordeste de Portugal; Número pode aumentarPaulo Novais/Lusa

Um incêndio florestal de grandes proporções, iniciado na tarde desse sábado (17/6), já deixou 62 mortos no distrito de Leiria, na região nordeste de Portugal, informou hoje (18/6) o Secretário de Administração Interna de Portugal, Jorge Gomes. Ao menos 54 pessoas estão feridas. O governo português decretou três dias de luto nacional.

O primeiro-ministro, António Costa, visitou a região atingida e disse que “seguramente é a maior tragédia nacional” dos últimos anos no país.

O maior número de vítimas foi registrado na vila de Pedrogão Grande, mas o fogo se alastrou também pelas de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera. Segundo Jorge Gomes, o incêndio tem quatro frentes ativas, duas das quais de “extrema violência”. Balanços têm sido divulgados de hora em hora e o número de vítimas pode aumentar.

LEIA MAIS: VIOLÊNCIA: Mulher é assassinada com tiro na cabeça em Tancredo Neves; Polícia investiga o crime

Ao todo, 687 bombeiros e 224 viaturas foram acionados para tentar controlar as chamas, mas, segundo o governo português, há outros incêndios florestais no país que impedem o emprego integral das forças.

O governo espanhol foi acionado e enviou equipes para auxiliar no combate ao fogo. Por meio do Mecanismo de Proteção Civil, a União Europeia enviou três aviões para ajudar nos trabalhos de controle do incêndio.

A Polícia Judiciária de Portugal ainda investiga as causas das chamas, mas informou não considerar que o incêndio tenha origem criminosa, sendo o mais provável que tenha se iniciado com um raio caindo sobre alguma árvore seca e posteriormente se espalhado pelos fortes ventos que atingem a região.

LEIA MAIS: QUEBRANDO TABUS: Casal masculino disputa concurso de forró por prêmio e contra preconceito

Os incêndios florestais em Portugal são comuns durante o verão europeu. No sábado, uma onda de calor elevou as temperaturas a patamares acima dos 40 graus Celsius.

A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, e o primeiro-ministro da Espanha, Manoel Rajoy, ligaram para o primeiro-ministro português, António Costa, para prestar solidariedade e oferecer ajuda.

* Com informações da Agência Lusa

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.