SUPERSTIÇÃO x SUPERVIOLÊNCIA: Os 10 lugares mais ASSOMBROSOS de Salvador em uma ‘sexta-feira 13’
SUPERSTIÇÃO x SUPERVIOLÊNCIA: Os 10 lugares mais ASSOMBROSOS de Salvador em uma ‘sexta-feira 13’
“É tanta violência na cidade, brother, é tanta criminalidade”.
O trecho da música de Edson Gomes, lançada na década de 90, parece bem atual quando apresentarmos os números da violência em Salvador.
A novidade é que os dados serão mostrados de forma diferente. O Aratu Online levantou, utilizando estatísticas do Boletim diário da Secretaria de Segurança Pública (SSP), os seis bairros mais violentos da capital em cada modalidade: homicídios, roubos a carros e assaltos a coletivos.
A reportagem foi escolhida para ser publicada nesta sexta-feira, 13 de maio. Nós temos uma explicação para isso. A ‘sexta 13’, primeira de 2016, é considerada pelos mais supersticiosos como o da má sorte. Assim, você saberá agora quais são os bairros e localidades mais ‘tenebrosos’ de Salvador segundo a própria Secretaria de Segurança Pública.
Confira a lista:
HOMICÍDIOS:
1º – Lobato
Entre janeiro e o final de abril de 2016, 17 pessoas foram mortas no Lobato, Santa Luzia e Boa Vista. A tendência violenta já se mostrava nos três primeiros meses do ano, quando o Aratu Online fez um panorama sobre ações na Região, que apareceu em primeira colocada. Em fevereiro, a Companhia Independente de Polícia Militar responsável pela segurança da área, a 14ª CIPM, teve mudança no seu comando. Saiu o major Kley Oliveira Menezes e assumiu o também major Carlos Humberto da Silva.
2º – Paripe
Treze pessoas foram assassinadas no bairro durante os primeiros quatro meses deste ano. Paripe apresenta duas coincidências em relação ao Lobato: fica na Região do Subúrbio Ferroviário de Salvador e teve mudança no comando do policiamento. Também em fevereiro, o major Elson Cristóvão deixou a 19ª CIPM. O também major Elsimar Leão comanda atualmente a tropa de PMs em Paripe.
3º – Cajazeiras
Dez homens e mulheres foram mortos no conglomerado de bairros, considerado um dos maiores da América Latina. O levantamento do Aratu Online não levou em conta os bairros da Fazenda Grande 1, 2 e 3, além da Boca da Mata, que ficam na mesma região. A ‘medalha de bronze’ fica, então, com as forças policiais de Cajazeiras, incluindo a 3ª CIPM.
* Salvador e Região Metropolitana registraram, em números absolutos, 665 assassinatos entre janeiro e o final de abril de 2016.
ROUBOS A ÔNIBUS
1º – Paralela
Um número assustador: 33 coletivos foram saqueados por bandidos na região entre janeiro e o final de abril deste ano. Os dados também estão disponíveis no boletim diário da SSP. Para coibir as ações, as Polícias Militar e Civil dizem que intensificam as abordagens com equipes da Operação Gêmeos e do Grupo Especial de Repressão a Roubos de Coletivos (GERRC).
2º – BR-324
Vinte e três assaltos foram registrados na região no período levantado pelo Aratu Online. A área onde houve maior incidência é conhecida como Brasilgás, onde um terço dos saques aconteceram, segundo testemunhas que registraram queixa na delegacia.
3º – Bonocô
A Avenida Mário Leal Ferreira é a ‘medalha de bronze’ neste quesito. Dezessete saques a coletivos foram registrados na via. Assim como os outros locais, a Bonocô é conhecida por ter várias rotas que podem dar fuga aos suspeitos. Supersticioso: na sexta-treze, não passe pelo local de ônibus.
* Entre janeiro e abril, 418 ônibus foram roubados em Salvador e RMS, segundo o boletim da SSP.
ROUBO A CARROS:
1º – Brotas
Onze motoristas foram vítimas de assaltos no bairro nos quatro primeiros meses do ano. O bairro parece ter um problema crônico neste quesito. Em janeiro deste ano, o Aratu Online levantou números deste tipo de violência, que deixaram Brotas com a ‘medalha de ouro’ no quesito. Assim, o bairro ganhou pela segunda vez consecutiva.
2º – Imbuí
Nove carros foram roubados no bairro no período pesquisado pelo Aratu Online. A tendência, em relação a matéria do início de 2016, é a mesma. Assim, os motoristas que desejam ir ao local – conhecido pela sua bojemia – nesta sexta-feira, 13 de maio, repense.
3º – Stella Maris
Oito veículos foram roubados no bairro entre janeiro e o final de abril. Segundo a polícia, as várias rotas de fuga que Stella Maris oferece ajuda na ação dos criminosos. Em março, o Aratu Online denunciou a ‘gangue do Uno preto’, que agia na região.
4º – Pituba
O bairro foi considerado durante vários anos como perigoso para o motorista. Esta tendência não se confirmou nestes quatro primeiro meses. Quatro motoristas que passavam pelo local tiveram seus veículos roubados.
* Entre janeiro e o final de abril, 283 carros foram roubados na capital e RMS. Janeiro foi o mais violento, com 255 investidas criminosas.