Sobe para 618 número de casos de microcefalia na Bahia; Secretaria minimiza: “aumento já era esperado”
Sobe para 618 número de casos de microcefalia na Bahia; Secretaria minimiza: “aumento já era esperado”
Por Da redação.
Foram registrados 84 novos casos de microcefalia no período de uma semana na Bahia. Ou seja, de nascimento de bebês com perímetro cefálico menor ou igual a 32 centímetros. A Superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde, Ita de Cássia, afirmou que o aumento de notificações da doença nesse período já era esperado. “Nós (da Sesab) já esperávamos um aumento no meses de dezembro, janeiro e fevereiro porque é o período de nove meses após a epidemia, que teve seu surto no mês de abril de 2015”
No total, são 618 casos notificados no Estado no período de outubro de 2015 a 30 de janeiro de 2016, de acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira (2/2) pela secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
Dos 106 municípios na Bahia onde há casos da doença, Salvador possui o maior número de incidência, com mais da metade dos casos (324), correspondendo a 52,43% do total de notificações.
A Superintendente afirmou ainda que espera, a partir de março, uma redução do número de nascimento de bebês com microcefalia, mas ponderou que é justamente nesse período que pode ocorrer o aumento do número de casos do vírus Zika. “A gente espera diminuir o número de notificações da microcefalia a partir do mês de março, no entanto, também sabemos que é nesse período que começam as chuvas, ocorre um maior acúmulo de água parada que é o criadouro do mosquito”, disse.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).