Geral

Projeto de capacitação impulsiona setor de energia solar e gera empregos na Bahia

Iniciativa da Associação Baiana de Energia Solar (ABS) e SEMDEC forma 250 profissionais em dois anos

Por Da Redação

Projeto de capacitação impulsiona setor de energia solar e gera empregos na BahiaJoão Valadares

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), a Associação Baiana de Energia Solar (ABS) tem se destacado na capacitação de instaladores de sistemas fotovoltaicos, em um projeto de formação gratuita iniciado em 2023 e intensificado em 2024, contribuindo amplamente para o fortalecimento do setor de energia solar no estado da Bahia. Nos números acumulados de 2023 e 2024, a ABS formou 250 instaladores, com 116 profissionais inseridos no mercado de trabalho.


Em 2023, a entidade formou 114 alunos, dos quais 98 estão empregados no setor de energia solar. Já em 2024, a expectativa inicial era formar 100 profissionais em cinco turmas ao longo do ano, mas o sucesso do projeto superou as metas, resultando na formação de 112 alunos até o momento, com mais de 18 profissionais já atuando no mercado de trabalho, e uma sexta turma em processo de conclusão, composta por 22 alunos.


A previsão é que, até o final do mês de novembro, 136 alunos tenham concluído o curso, com um total de seis turmas formadas, totalizando 250 concluintes nos dois anos do projeto, que inclui aulas teóricas e práticas.


Importância do projeto para a economia baiana


O principal objetivo do projeto é fomentar a geração de empregos no setor de energia solar, contribuindo diretamente para a redução do desemprego no estado, que em 2023 atingiu 12% da população economicamente ativa. "Além de gerar mais empregos, vamos oferecer mão de obra qualificada para as empresas de energia solar associadas à ABS", afirma Marcos Rêgo, presidente da associação.


Segundo ele, a necessidade de políticas públicas que apoiem iniciativas como essa é fundamental para atender ao crescimento acelerado do mercado, com um número significativo de mega usinas em construção, que exige uma oferta de mão de obra especializada. “A parceria da ABS com a SEMDEC e o sucesso do projeto representam uma importante ação para a sustentabilidade econômica da Bahia, gerando mais oportunidades e qualificando os trabalhadores locais”, finaliza Marcos.


Sobre a ABS


Fundada em 2018, a Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica (ABS) representa as empresas de energia solar do estado e tem como objetivos principais a capacitação técnica, a atuação regulatória, a assessoria jurídica e o fortalecimento do associativismo. Com mais de 85 associados, a ABS continua a contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de energia solar na Bahia.


Para mais informações, acesse: abahiasolar.org.br


 


Siga a gente no InstaFacebookTwitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.