Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Prefeito baiano de município que pode sumir do mapa critica PEC; "o clima é de pânico"

Prefeito baiano de município que pode sumir do mapa critica PEC; "o clima é de pânico"

Por Da redação.

Prefeito baiano de município que pode sumir do mapa critica PEC; "o clima é de pânico"Ueliton Valdir Palmeira - divulgação

O prefeito do município de Contendas do Sincorá, a 436 km de Salvador, criticou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada por Jair Bolsonaro que pode extinguir 10 cidades baianas e outras 1.244 no resto do país. Ueliton Valdir Palmeira (PR) disse ao Aratu On nesta quinta-feira (7/11) que a população local está "temerosa" caso o texto do Governo Federal seja aprovado. 

LEIA MAIS: Veja os municípios da Bahia que podem sumir do mapa caso PEC seja aprovada

"Isso seria uma catástrofe. Um absurdo! Em 10 anos, o município que fizer essa fusão vai estar sobrecarregado e não vai ter condições de administrar a cidade e atender a população", sustentou. "Estou estarrecido. O clima é de pânico. O povo está assustado pois seria horrível. Teria que viajar cerca de 50 km para ter acesso aos serviços, como educação e saúde".

O chefe do executivo de Contendas do Sincorá, que está na lista dos municípios que podem sumir do mapa, admitiu, porém, que há dificuldades na gestão. "Nossa cidade não é perfeita, mas fazemos o máximo possível para oferecer o melhor para a comunidade".  

A PEC foi apresentada no Senado na última terça (5/11). A ideia é extinguir cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total. Elas vão ser incorporadas em um município vizinho com maior sustentabilidade financeira.

De acordo com Bolsonaro, a existência de municípios que não tem renda, que sobrevivem com auxilio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é prejudicial pra o desenvolvimento. "Tem a proposta de fundir. É município que está... Que não tem como, né? Tá no negativo e a população vai ter que dar uma concordada também. Ninguém vai impor nada não",  informou o presidente.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.