Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Paralisação suspensa: trabalhadores e empresas do setor aéreo têm audiência de conciliação hoje

Paralisação suspensa: trabalhadores e empresas do setor aéreo têm audiência de conciliação hoje

Por Da redação.

Paralisação suspensa: trabalhadores e empresas do setor aéreo têm audiência de conciliação hojeReprodução/Agência Brasil

Em assembleia nacional, os aeronautas (comandantes, comissários e copilotos) e os aeroviários (trabalhadores dos aeroportos) decidiram suspender a paralisação diária de uma hora, das 6h às 7h, iniciada na manhã de hoje (22).

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac), as categorias decidiram suspender temporariamente a greve em razão da retomada das negociações com as empresas aéreas. A primeira reunião de conciliação está marcada para hoje (23), às 14h, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, entre o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) e os sindicatos das categorias.

A paralisação de aeronautas e aeroviários no início da manhã desta quinta-feira causou atraso e cancelamento nos voos domésticos. O presidente da Fentac, Sergio Dias, disse, em nota, que os protestos nos aeroportos chamaram a atenção das empresas aéreas e da sociedade para as condições dos profissionais da aviação civil.

?Trabalham em jornadas estressantes, más condições de trabalho e com salários sem ganhos reais há anos. A paralisação foi excelente, pois contou com a adesão maciça dos trabalhadores de todos os aeroportos do país. O resultado foi surpreendente em todas as bases da federação?, avaliou.

As categorias pedem aumento de 8,5% nos salários e benefícios, melhores condições de trabalho e estabelecimento de piso salarial para os agentes que fazem o check-in, entre outras reivindicações. A proposta do Snea e da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) prevê reajuste de 6,5% nos salários e de 8% em alguns benefícios.

Em nota, a Abear disse que tem intenção de construir um acordo na audiência no TST. ?O compromisso das companhias aéreas com o diálogo foi expresso ao longo das negociações, com a apresentação de seguidas propostas que atendem às reivindicações de seus colaboradores?, diz o texto.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.