NOVO CAPÍTULO: Justiça suspende novamente aumento de impostos sobre combustíveis
NOVO CAPÍTULO: Justiça suspende novamente aumento de impostos sobre combustíveis
Por Da redação.
A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu novamente nesta sexta-feira (18/8) o reajuste das alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina, o diesel e o etanol, anunciado pelo governo no mês passado. A decisão foi proferida pela juíza Adversi de Abreu.
No mês passado, em outra decisão, o juiz Renato Borelli também suspendeu o reajuste por entender que seria inconstitucional por ter sido feito por decreto e não por projeto de lei. Em seguida, a decisão foi derrubada pela segunda instância da Justiça Federal. A decisão foi proferida pelo desembargador Hilton Queiroz, presidente do tribunal, que atendeu a um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) contra a suspensão do reajuste.
LEIA MAIS: VANDALISMO: PM reforça policiamento após ônibus serem pichados em bairro de Salvador
A previsão do governo é arrecadar mais R$ 10,4 bilhões com o aumento do PIS/Cofins sobre os combustíveis, de modo a conseguir cumprir a meta fiscal de déficit primário de R$ 159 bilhões para este ano.
CONFIRA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DESTA SEXTA-FEIRA (18/8):
*Publicada originalmente às 19h57 (18/8)
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).