Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Mosquito da família Aedes Aegypti chega à Bahia e pode transmitir até sete doenças

Mosquito da família Aedes Aegypti chega à Bahia e pode transmitir até sete doenças

Por Da redação.

Mosquito da família Aedes Aegypti chega à Bahia e pode transmitir até sete doençasreprodução / Wikipedia.en

A Secretaria Estadual de Saúde na Bahia, a Sesab, está realizando procedimentos para impedir a proliferação de um novo tipo de mosquito que chegou ao Estado. O Aedes Albopictus  é uma variação do Aedes Aegypti e pode estar chegando à Bahia em contêineres localizados em navios mercantes vindos da Ásia. Conhecido como “Mosquito Tigre”, o Albopictus  transmite sete doenças, além da tríplice viral que já atinge a Bahia de forma epidêmica (dengue, chikungunya e zika vírus). Entre as outras doenças que podem ser transmitidas estão a febre amarela, a febre do Nilo e a febre de Mayaro. Vale ressaltar que, para transmitir a doença, o mosquito precisa inicialmente contrair o vírus. Assim, doenças que o Aedes Albopictus transmite e que ainda não circulam na Bahia não representam um risco à população.

De acordo com o subsecretário da Saúde, Roberto Badaró, que também é infectologista, ainda neste mês equipes da Sesab irão começar a aplicar inseticidas nos contêineres que chegarem à capital baiana com o intuito de evitar a proliferação do mosquito, que é originário de regiões com savanas e florestas.

Pessoas que foram infectadas pela dengue, chikungunya ou pelo zika vírus podem desenvolver uma síndrome neurológica que pode causar paralisia e até levar à morte. De acordo com o último boletim atualizado pela Sesab, 48 casos da Síndrome de Guillain Barré já foram confirmados no Estado. Três mortes estão sendo investigadas. Incialmente o órgão havia divulgado um número maior de casos, mas alguns pacientes tiveram seus diagnósticos modificados.

Confira a matéria completa:

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.