LAVA JATO: Incluídos na lista do Ministro Fachin, político baianos se defendem
LAVA JATO: Incluídos na lista do Ministro Fachin, político baianos se defendem
Por Da redação.
Após terem seus nomes incluídos na lista do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), os políticos baianos envolvidos na situação comentaram sobre o cenário. Em matéria publicada pelo jornal A Tarde, por exemplo, a senadora Lídice da Mata disse ao periódico que está com a consciência tranquila e que achou muito importante a decisão do Supremo.
?A seriedade da minha vida pública fala por mim. Espero que as investigações avancem com transparência para apurar as responsabilidades e separar o joio do trigo?, ressaltou Lídice.
Ainda na publicação, o deputado federal do PCdoB Daniel Almeida afirmou que ?Se algum inquérito for aberto, tenho total convicção de que o destino será o arquivamento?.
O deputado federal Nelson Pelegrino, por sua vez, disse: ?Estou tranquilo. Meu advogado vai requerer o conteúdo ao Supremo Tribunal Federal e, após o conhecimento dos termos, me manifestarei?.
Já o deputado federal Antônio Brito e o seu pai, o vereador Edvaldo Brito- investigado por suposta doação ilegal quando foi candidato ao cargo de senador nas eleições 2010 -, ambos do PSD, divulgaram nota conjunta afirmando que receberam ?com total serenidade? a autorização do STF para apurar fatos. Eles consideram a investigação procedimento legal e destacaram que as doações eleitorais recebidas na campanha de 2010 foram declaradas e aprovadas nas prestações de contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
À Folha de São Paulo, Jutahy Junior ( PSDB-BA ) disse que tem “absoluta convicção que este procedimento será arquivado por que simplesmente não tenho nada a ver com a Lava Jato”.
Já José Carlos Aleluia (DEM-BA) afirmou que “É natural [estar na lista de Fachin]. O Ministério Público pediu quem ele gostaria de investigar. E, como é normal nesses casos, ele autorizou todo mundo. Estou com absoluta tranquilidade. E será arquivado, tenho absoluta certeza?.
Enquanto isso, Cacá Leão (PP-BA) disse estar surpreso com a notícia, mas assegurou apoiar as investigações. “Recebi a notícia com surpresa, mas, ao mesmo tempo, com tranquilidade. Nunca tive relação com ninguém da Odebrecht. Tenho muita certeza de que a informação não procede. Sou a favor das investigações e, caso haja alguma denúncia, vou poder apresentar minha defesa?.
Os deputados federais João Carlos Bacelar (PR), Mário Negromonte Jr (PP), Lúcio Vieira Lima (PMDB) e Arthur Maia (PPS) ainda não se pronunciaram sobre a situação.
LEIA MAIS: TRAGÉDIA: Esposa e filho do presidente estadual do PHS morrem em grave acidente na Estrada do Coco
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).