Jequié é a primeira parada do Projeto Liberdade na Estrada em 2024

Desde 2023, o projeto ganhou mais contornos. Além de mapear a situação de violência da cidade e região, a DPE/BA tem tido uma atuação de cuidado com as pessoas que estão privadas de liberdade

Por Da Redação.

Jequié é a primeira parada do Projeto Liberdade na Estrada em 2024Divulgação

O mutirão de acesso à justiça e cidadania da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) já tem seu primeiro destino de 2024. De 26 de fevereiro a 1º de março, a Unidade Móvel chega ao Conjunto Penal de Jequié para reforçar o atendimento e análise da situação processual dos presos provisórios. A ação, que tem o objetivo de prestar assistência jurídica integral e gratuita a quase 500 pessoas privadas de liberdade, acontece das 8h30 e 16h.

"O Liberdade na Estrada: Dignidade e Justiça no Sistema Prisional", com a atuação itinerante, conta com uma equipe de defensores e servidores, que analisa a situação processual do interno sem advogado próprio e escuta as demandas.

Jequié se tornou uma das prioridades de visita do projeto após o Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontar a cidade como a mais violenta do Brasil. “Nós atendemos todas as pessoas internas que respondem processo de cidades que não tem Defensoria Pública instalada e, depois desses atendimentos, a gente passa a fazer todos os outros atendimentos da unidade.”, sinaliza a defensora e coordenadora da Especializada Criminal, Alexandra Soares.

Em 2023, o projeto ganhou mais contornos. Além de mapear a situação de violência da cidade e região, a DPE/BA tem tido uma atuação de cuidado com as pessoas que estão privadas de liberdade. Segundo a defensora e também coordenadora da Especializada Criminal, Larissa Guanaes, o objetivo é a implementação de projetos da Defensoria Pública, onde verifica que há um tipo de vulnerabilidade dentro das unidades.

O trabalho é uma parceria entre a Especializada Criminal e o Núcleo de Gestão de Projetos e Atuação Estratégica (NAE).

SERVIÇO:

Liberdade na Estrada em Jequié Quando: de 26 de fevereiro a 1º de março, das 8h30 às 16h Onde: Conjunto Penal de Jequié

LEIA MAIS: Sempre Verão Salvador: projeto leva esportes gratuitos para o subúrbio neste final de semana

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.