Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

IFBA abre inscrições para Processo Seletivo 2016

IFBA abre inscrições para Processo Seletivo 2016

Por Da redação.

IFBA abre inscrições para Processo Seletivo 2016reprodução/Street View

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas, até dia 22 de outubro, para o Processo Seletivo 2016. Os candidatos devem realizar o procedimento através do portal da instituição de ensino.

São 7.260 vagas para cursos superiores e técnicos disponíveis em 20 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.

Os cursos superiores bacharelados, licenciaturas e tecnológicos destinam-se aos candidatos que concluíram o ensino médio. Na seleção, 100% das vagas serão ocupados através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, sendo 60% pelo sistema de classificação do IFBA e 40% pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Em relação aos cursos técnicos subsequentes, com duração média de dois anos, os candidatos devem ter concluído o ensino médio. Para os cursos técnicos integrados, com formação em quatro anos, os candidatos precisam ter o ensino fundamental concluído. Nesses processos seletivos, 100% das vagas terão aplicação de prova de questões objetivas e redação.

Já os cursos técnicos integrados, modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com duração de quatro anos, destinam-se a candidatos que possuam a idade mínima de 18 anos e concluíram o ensino fundamental. A seleção será composta de duas etapas: a) participação em palestra informativa, preenchimento do questionário socioeconômico e redação; b) entrevista.
Para os cursos técnicos, a data de aplicação da prova será no dia 6 de dezembro, das 8h às 12h30.

Taxa de inscrição e isenção parcial

Para os interessados em concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos, o valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.
Caso o candidato seja egresso de escola pública, de acordo com as especificações de cada edital, é possível solicitar a isenção parcial no período de 1º a 25 de setembro e o valor pode ser reduzido em 90%, passando para R$ 3.

Reserva de vagas
Como prevê a Lei nº 12.711/12, é possível ainda que os egressos de escolas públicas concorram à reserva de 50% das vagas. Dentro dessa porcentagem, 50% são destinados aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Ainda há oportunidades pelas cotas sociais, com vagas para afrodescendentes, índios, índios descendentes e de outras etnias, conforme percentual indicado no último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os candidatos com deficiência têm reserva de 5% em relação ao total.

Nesses casos, é necessário entregar a documentação de acordo com as especificações do edital e do calendário.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.