Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Hemoba intensifica campanha de doaçãode sangue para período de festas juninas

Hemoba intensifica campanha de doaçãode sangue para período de festas juninas

Por Da redação.

A unidade móvel da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) recebe doadores na entrada principal do Salvador Shopping na próxima semana. O Hemóvel estará no local nas próximas terça e quarta-feira (9 e 10).

O reforço da campanha de doação é necessário, nesta época de festejos juninos, porque cresce muito o número de acidentes, principalmente automobilísticos, gerando maior procura por bolsas no banco de sangue de Salvador e no interior do estado.

Além de doar sangue, no Hemóvel é possível realizar o cadastro de medula óssea, procedimento simples, no qual é retirada uma amostra de 5ml de sangue. O doador é cadastrado num sistema que permite o cruzamento de dados com pacientes que precisam do transplante.

Segundo a assistente social da Hemoba, Ana Cátia Rocha, a iniciativa do Hemóvel atrai mais pessoas, uma vez que o diferencial é levar o hemocentro até o doador. Gente que passa para pedir informações conhece o procedimento, que é rápido e simples, e acaba doando sangue e medula.

?É preciso que as pessoas estejam doando sangue sempre, mas em algumas épocas do ano essa necessidade cresce ainda mais. Por isso estamos reforçando nossas campanhas e disponibilizando a agenda do Hemóvel no nosso perfil do Facebook e no site (http://www.saude.ba.gov.br/hemoba/)?, explicou a assistente social.

Quem pode doar

Para realizar doação a pessoa precisa ter entre 18 e 55 anos, estar bem alimentada e com boa saúde. É necessário também apresentar documento oficial com foto para o cadastro com informações pessoais do doador, que depois passa por triagem com um médico para verificar e atestar a possibilidade de doação.

Grávidas, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue e tiveram diagnóstico de hepatite, após os 11 anos, não podem doar. Mais informações podem ser encontradas no site da Fundação Hemoba (http://www.saude.ba.gov.br/hemoba/).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.