Geral

Fiéis católicos participam da Festa de Reis na Paróquia da Lapinha; veja programação

O evento católico celebra a Solenidade da Epifania do Senhor

Por Da Redação

Fiéis católicos participam da Festa de Reis na Paróquia da Lapinha; veja programaçãoOs três Reis Magos levaram a Jesus ouro, incenso e mirra. Foto: Ilustração | Pexels

Com o tema "Celebrando o Jubileu de Esperança, com os Santos Reis vamos ao encontro do nosso único Salvador", a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que fica no Largo da Lapinha, em Salvador, celebra a tradicional Festa de Reis. O evento católico celebra a Solenidade da Epifania do Senhor e tem uma programação especial, que conta com tríduo, diniciado no último dia 3 de janeiro e esfile dos Ternos de Reis, além de Missas.


Nesta segunda-feira, 6 de janeiro, dia solene, a programação teve início com a alvorada às 6h, seguida de oração do Terço às 7h30. Às 8h haverá missa (esta pelo aniversário do Terno Anunciação) e às 11h; momento de oração com os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, às 15h; apresentação do Coral da Polícia Militar, às 18h; e Missa, às 19h, encerrando os festejos.


Nos dias 3 e 4, às 19h; e 5 de janeiro, às 18h, os fiéis participaram do tríduo, sempre na Matriz. Na última noite das celebrações em preparação ao Dia de Reis (5), após a Missa aconteceu a bênção das casas e das barracas da festa, seguida do tradicional desfile dos Ternos de Reis pelas ruas da Lapinha.


A tradição dos Ternos de Reis é mantida na Festa da Epifania do Senhor. Foto: Sara Gomes


Festa dos Santos Reis


A Solenidade da Epifania do Senhor, também conhecida como “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado em 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela.


Os três Reis Magos levaram a Jesus ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.


A intenção dos evangelistas, ao mostrarem os magos do Oriente foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo.


LEIA MAIS: Fernanda Torres vence 'Globo de Ouro' de melhor atriz por 'Ainda Estou Aqui'


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.