Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

DOAÇÃO DE SANGUE: Quatro ministros votam pela anulação de restrições a gays; Processo segue sob análise

DOAÇÃO DE SANGUE: Quatro ministros votam pela anulação de restrições a gays; Processo segue sob análise

Por Da redação.

DOAÇÃO DE SANGUE: Quatro ministros votam pela anulação de restrições a gays; Processo segue sob análiseDivulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes pediu nesta quinta-feira (26/10) vista da ação na qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) pede a inconstitucionalidade de normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbem homens homossexuais de doar sangue por 12 meses após a última relação sexual. Não há previsão para retomada do julgamento. Até o momento, a votação está em quatro votos a um pela anulação.

A questão começou a ser julgada na semana passada, quando o relator do caso, ministro Edson Fachin, considerou a restrição como discriminatória. As normas tratam sobre a inaptidão temporária para indivíduos do sexo masculino que ?tiveram relações sexuais com outros indivíduos do mesmo sexo de realizarem doação sanguínea nos 12 meses subsequentes a tal prática?.

LEIA MAIS: DOAÇÃO DE SANGUE: Por preconceito, gays reclamam dificuldades em exercer solidariedade

Na sessão de quarta-feira (25/10), os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux acompanharam o relator. Na abertura de sessão desta tarde, Mendes pediu mais tempo para analisar a questão.

Durante o julgamento, não houve manifestação oral da Anvisa ou do Ministério da Saúde. Em informações enviadas ao STF no ano passado para subsidiar o voto de Fachin, a Anvisa declarou que segue informações científicas internacionais para estabelecer as normas e que as regras para doação de sangue atendem aos princípios da precaução e proteção à saúde. Na ocasião, o órgão declarou que homens homossexuais não são proibidos de doar sangue, desde que atendam aos requisitos de triagem clínica.

LEIA MAIS: PROCURADA DESDE 2012: Foragida há cinco anos, mulher é presa por matar a sobrinha em Juazeiro

Publicado originalmente às 14h39*

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.