Cinco pessoas e um programa: as personalidades que comandarão formato inédito na televisão baiana
O programa terá cinco nomes "de peso": Casemiro Neto, Alex Lopes, Pablo Reis, Murilo Vilas Boas e Livia Calmon - anunciada há poucos dias na emissora –.
Quem pega o controle da televisão e liga na TV Aratu está percebendo pequenas dicas de um projeto que está prestes a ser lançado. Os detalhes estão guardados sob sete chaves, mas nós aqui, do Aratu On, fomos dar uma pesquisada pelos corredores da emissora e descobrimos algumas "coisinhas".
A mais importante delas é que o programa terá cinco nomes "de peso": Casemiro Neto, Alex Lopes, Pablo Reis, Murilo Vilas Boas e Livia Calmon - anunciada há poucos dias na emissora –.
Sabendo disso, nossa equipe foi atrás de informações destes jornalistas - histórias, relação com a profissão e afins -. Abaixo, vamos separar trechos da entrevista e a brincadeira aqui é: será que você consegue descobrir de quem é a personalidade da frase? No final, vamos "entregar", mas o jogo é bem bacana. Vem com a gente!
"Ser recebido pela comunidade da forma como sempre fui recebido é minha característica. Nunca me importei em ser avaliado, em ser julgado. Cansei de cruzar com autoridades, com políticos e a galera falar: 'rapaz, você é a pessoa que invade a favela'. Não tem resposta melhor do que a gente chegar no Carnaval e a galera me abraçar", disse o entrevistado número 1.
A próxima fala é do número 2. "O jornalismo me escolheu. Queria ser médico, psiquiatra ou cirurgião plástico, aí perdi no vestibular. Tentei pela segunda vez em comunicação. Eu estava em casa quando recebi a ligação de meu irmão que tinha passado no vestibular e cursei. Estava no segundo semestre quando comecei a trabalhar com televisão e estou até hoje".
Nosso entrevistado 3 é pragmático na sua fala: "[Sou] o cara que está disposto a fazer esforços para aprender mais, inclusive sobre si mesmo. É difícil aprender sobre si. As pessoas têm a falsa impressão de que são legais. A pessoa também é capaz de ter momentos difíceis, de revelar seus lados negativos. Quando se está disposto a isso, vou me deparar com o lado mais sombrio do espelho. Ao me deparar, eu consigo ter um pouco mais de tolerância com a sombra dos dois".
A característica do 4º apresentador se confunde com a de muitos pais de família pelo mundo. "Sou um cara gente boa, brother, que gosta de cerveja, bom pai. Acredito que bom marido, bom filho. Sou um pouco estressado, imperativo. Gosto de uma 'resenha' também".
A quinta jornalista é mais fácil de ser descoberta, afinal fala no gênero feminino. "Sou apaixonada pelo que faço. Digo que fui escolhida pelo jornalismo, porque fiz vestibular para três coisas e passei nas três: economia, administração e comunicação. Fiz administração na UNEB e comunicação na UFBA. Meu pai disse para fazer medicina. Fiz um sorteio e joguei as bolinhas para cima. Aí caiu jornalismo, foi o que terminei", relembra.
VAMOS REVELAR?
O primeiro é Alex Lopes. Com larga experiência no Grupo Aratu, o repórter das celebridades fala obre sua relação com os artistas e histórias pitorescas. "Eu era sem filtro. A minha verdade, eu transparecia. A verdade em excesso se transforma em falta de educação. Hoje eu consigo administrar. Preciso agradecer à classe artística, a todos: Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Kannário, Nara Costa [...] Todos eles sempre me deram a oportunidade para eu fazer meu trabalho".
Sobre o novo projeto, o jornalista se mostra ansioso com a estreia. "Tô super empolgado. É um projeto audacioso, uma aposta alta que a emissora tá fazendo. É algo nunca visto na televisão baiana. Essa é a característica da empresa: a gente sempre quis ser um pouco diferente do que as outras são. Levamos a realidade dos fatos de uma forma transparente. Nem a gente sabe de fato como vai ser isso tudo".
Nosso entrevistado, em seguida, foi Casemiro Neto. Isso mesmo! Hoje considerado um dos maiores nomes da televisão baiana, ele queria ser médico na adolescência. Natural de Vitória da Conquista, a 510 km de Salvador, o jornalista reforçou a importância de acompanhar as denúncias feitas por quem está do outro lado da tela, pelo povo.
"Casemiro Neto é um homem que tá aqui há quase 39 anos, mas tenta fazer o trabalho com decência. A primeira palavra que me vem à cabeça quando se fala em jornalismo é respeito. Às vezes saio da TV triste, para baixo, pelo que acabei de mostrar. Nosso papel é de informar. Aqui no Grupo Aratu temos também o papel de cobrar", ressaltou.
O homem pragmático, terceiro entrevistado, é Pablo Reis. "A parte mais especial do meu trabalho é receber contato de uma turma que, muitas vezes, não é ouvida. É entender que é mais do que um instrumento, um microfone, uma televisão. Às vezes é uma companhia, um conselho ou um ouvido", ressaltou o baiano, natural de Alagoinhas, distante 120 km de Salvador.
Pablo também deu um "spoiler" sobre o novo programa. "Não estamos montando um programa de televisão. Estamos montando uma experiência que seja capaz de realizar as demandas que você tenha para um programa. Todos estão empenhados para que você tenha como prêmio uma saída melhor de que quando você ligou a televisão", garantiu.
O quarto, que gosta de "um guaraná melhorado", é Murilo Vilas Boas. De estagiário a apresentador, ele tem uma linha direta com o público. "Não tenho como me afastar [do povo]. Você vê uma criança pedir ajuda no ar é difícil. Isso não é só meu. Os repórteres e cinegrafistas se entregam. Para mim, o que vale é a emoção. Temos o diferencial de ser popular, não só nossa grade. Eu sou o cara que passa meu telefone e as pessoas falam diretamente comigo", revela.
Sobre o novo projeto, Vilas Boas convoca: "família, tá chegando aí para embelezar suas manhãs e tardes um novo programa. Tenho certeza que você vai gostar muito. Se prepare que a gente tá chegando 'grandão'".
Com larga experiência, Livia Calmon, primeira negra na televisão da Bahia, é nossa última entrevistada. "Tenho dimensão do que isso representa hoje. Para mim, em uma terra que 80% da população é negra, você não é diferente, é igual. Quando a gente vai para a televisão, quando coloca uma negra na bancada, foi um choque há 30 anos. Hoje as pessoas falam: 'você foi a primeira'. A gente não queria ouvir o primeiro. Queria ouvir o que a gente fez", reforça.
A jornalista fez questão de exaltar os colegas de bancada no novo programa. "Estou super feliz, já confessei isso. Quando fui convidada para fazer o [programa] piloto, antes mesmo de fazer, eu estava dizendo que estava dentro. É incrível, um formato muito bacana. Vou estar bem acompanhada de quatro profissionais. Imagina cinco pessoas e isso não existe em lugar nenhum. A gente vai estar juntos, ao mesmo tempo. São pessoas com perfis diferentes, mas que se completam".
A emissora, afiliada do SBT na Bahia, garante que a nova atração tem tudo pra ser um case de sucesso pela ousadia e inovação. O gerente de jornalismo da TV Aratu, Matheus Carvalho, que está à frente do projeto, já revelou que “vem aí um programa diário que vai trazer ainda mais informação, conteúdo de qualidade, entretenimento e opinião para o público baiano, de forma dinâmica, com um time de peso, reforçado com a chegada de Livia Calmon”.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.