‘3ª GUERRA?’: Caças F-22 dos EUA chegam à Coreia do Sul para realizar manobras
‘3ª GUERRA?’: Caças F-22 dos EUA chegam à Coreia do Sul para realizar manobras
Por Da redação.
Seis caças F-22 Raptor dos Estados Unidos chegaram neste sábado (2/12) à Coreia do Sul, onde na segunda-feira (4/12) começam manobras conjuntas que pretendem ser uma nova exibição de força contra a Coreia do Norte, depois que Pyongyang lançou esta semana um novo míssil.
LEIA MAIS: BARBÁRIE: Homem é assassinado após discussão de trânsito no bairro de Brotas
Os aviões participarão dos exercícios “Vigilant Ace” com as forças aéreas sul-coreanas, que acontecem entre 4 e 8 de dezembro. Os EUA também devem posicionar caças F-35 e F-16 e inclusive bombardeiros estratégicos B-1B, informou a agência sul-coreana “Yonhap”.
Durante os exercícios, os aliados simularão ataques sobre falsas instalações nucleares sul-coreanas e plataformas autopropulsadas como as que o regime de Pyongyang usa para posicionar seus mísseis. Este exercício faz parte do acordo feito em outubro entre Washington e Seul para aumentar o “desdobramento rotacional” de ativos estratégicos americanos na península coreana. Com isto, ambos os aliados buscam pressionar a Coreia do Norte para que retorne às negociações para deixar seu programa nuclear.
LEIA MAIS: COMBINA MPB: Primeiro dia do festival tem público pequeno, mas animado; Confira
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).