Com paisagens pintadas à mão, PF recupera livro raro furtado em SP há 16 anos
Obra de Johann Jacob Steinmann foi furtado da Biblioteca Mário de Andrade em 2008
Fonte: Juana Castro
Com informações do SBT News
A Polícia Federal (PF) recuperou, nesta segunda-feira (17/6), uma das obras literárias furtadas da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, em 2008. Trata-se do livro "Souvenirs de Rio de Janeiro", uma obra pintada à mão por Johann Jacob Steinmann entre os anos 1834 e 1835.
De acordo com a PF, a ação contou com a cooperação da Polícia Metropolitana de Londres. A obra estava em posse de um colecionador brasileiro, que o havia arrematado legalmente em uma casa de leilões da capital inglesa.
O livro será submetido à perícia e, posteriormente, devolvido a cidade de São Paulo, para que possa ficar novamente à disposição do público.
"A repatriação das obras literárias representa um marco fundamental para o Brasil, demonstrando um compromisso renovado com a preservação do patrimônio cultural e estabelecendo um precedente essencial para a recuperação de elementos históricos", afirmou a Polícia Federal em comunicado emitido nesta segunda.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).