Por volta das 13h desta terça-feira (31/10), funcionários da Braskem, no Polo Petroquímico de Camaçari, foram surpreendidos por uma sirene e uma evacuação de emergência na planta de Olefinas 1, na unidade de Químicos 1.
Em imagens enviadas ao Aratu On, é possível ver os funcionários correndo, assustados, e muito fogo e fumaça em um ponto da área industrial. “Explodiu alguma coisa! Susto. Todo mundo saiu correndo”, diz um trabalhador em um vídeo.
Em nota enviada à reportagem, a assessoria de comunicação da Braskem informou que a evasão dos funcionários aconteceu após um vazamento de eteno. O eteno é um gás altamente inflamável e incolor, com um cheiro adocicado. A substância não é tóxica, e possui um efeito anestésico. Mas, em caso de superexposição ao produto, ele pode causar asfixia, com sintomas como: náuseas, pressão na testa e nos olhos, perda de consciência e morte.
A Braskem disse que o incidente foi “controlado, com base nos procedimentos de segurança da companhia”, e a unidade já voltou a operar normalmente. Um trabalhador que estava próximo ao local do vazamento precisou passar por atendimento médico e passa bem, mas ainda deve passar por uma nova avaliação de saúde.
O Corpo de Bombeiros não chegou a ser acionado para conter as chamas. “A ocorrência foi prontamente controlada pela brigada de emergência da Braskem. A evasão se deu por um procedimento de segurança da empresa”, concluiu a empresa em comunicado. Veja imagens:
Funcionários da Braskem são evacuados após vazamento de gás; veja vídeoshttps://t.co/YEMSvNQe8h pic.twitter.com/jNSVKDo7LQ
— Aratu On (@aratuonline) October 31, 2023
LEIA MAIS: Ministério Público aciona Cien Fuegos por falta de execução de projeto contra incêndio
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!