OUTUBRO ROSA: Saiba como e onde realizar mamografias em vários locais de Salvador
OUTUBRO ROSA: Saiba como e onde realizar mamografias em vários locais de Salvador
Dados da secretaria municipal de Saúde (SMS) apontam que 182 mulheres morreram vítimas de câncer de mama em Salvador entre janeiro e agosto deste ano. Apesar disso, das 11 mil vagas disponibilizadas por mês pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para a realização de exames gratuitos de mamografia, apenas 51% são preenchidas.
Em 2016, as unidades hospitalares da capital registraram 1.791 internamentos em decorrência do tratamento da doença. O diagnóstico precoce ainda é a principal arma de médicos e pacientes. Nestes casos, a chance de cura é de 90%.
Segundo a assessoria da SMS, o processo de atendimento é simples. As interessadas devem procurar uma das 120 unidades básicas da rede municipal, munidas do documento de identificação com foto e o Cartão SUS. Sem eles, o atendimento não é realizado.
De acordo com o órgão, todas elas estão aptas a realizar o exame e funcionam em horário comercial, das 8h às 17h. Para saber qual o local mais próximo, ou mesmo se há uma unidade disponível no seu bairro, basta acessar o Mapa da Saúde de Salvador.
Nele, é preciso selecionar o tipo de unidade médica desejada e escolher uma das opções que aparecem na tela. Nela, o usuário terá acesso ao nome, endereço e telefone através do qual poderá entrar em contato.
OUTUBRO ROSA ? Ações especiais focam no combate ao câncer de mama
Neste mês, também estão sendo realizadas atividades com a participação efetiva dos profissionais nos bairros de Salvador, através da intensificação da realização de mamografias, busca ativa de pacientes, além de palestras, salas de espera e distribuição de material educativo que incentivam o diagnóstico precoce.
Até o fim de outubro, a população também pode conferir a Loja Rosa instalada no Shopping Center Lapa, no Centro da cidade, das 9h às 21h, onde estão sendo realizados serviços como aferição de pressão arterial e orientações na área de saúde, além de palestras sobre o enfrentamento ao câncer de mama, com Janildes Lima, técnica de Referência em Gênero da Superintendência de Políticas para as Mulheres, e do colo de útero com Adriana Santos, enfermeira da SMS.