Por Zika Vírus, hospitais em Salvador recusam sangue de moradores de Feira de Santana
Por Zika Vírus, hospitais em Salvador recusam sangue de moradores de Feira de Santana
Os casos suspeitos de zika, dengue e chikungunya tiveram um aumento de 100% em Feira de Santana no mês de fevereiro. Só no ano passado, Feira teve 1.529 casos suspeitos de zika vírus.
Por conta disso, o Hospital Aliança, uma das maiores instituições privadas do estado, não está aceitando doações de sangue de moradores de Feira de Santana e municípios vizinhos. A justificativa? Os altos índices de contaminação pelo zika vírus na região. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da unidade médica após solicitação do Aratu Online.
A nossa reportagem iniciou o levantamento após receber a informação de um homem, cujo parente estava internado no hospital e precisava de doações de sangue. Ele tentou que amigos de Feira de Santana fizessem doações, mas estas foram negadas pelo hospital.
Segundo a assessoria do Aliança esta recomendação de não aceitar o sangue teria partido da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). Nossa equipe entrou em contato com o Hemoba e recebeu a confirmação de uma funcionária do banco de sangue do órgão.
A assessoria do Hemoba, entretanto, disse desconhecer o fato.
Segundo a assessoria do Aliança, a medida foi tomada porque doenças como zika, chikungunya e dengue são assintomáticas e de difícil detecção. Existe exame individual, mas não sorológico. Por conta disto, aceitar material destes locais representaria uma atitude de alto risco. A medida é temporária, válida inicialmente por 30 dias, e será reavaliada ao final do prazo.
A assessoria do Aliança esclareceu ainda que o fato não é incomum. Postura semelhante foi adotada em 2014, também com relação à região de Feira de Santana, que teve os primeiros casos de chikungunya registrados no país.