Sorteio da Copa do Mundo: veja quem o Brasil pode enfrentar em 2026
O sorteio da Copa do Mundo desta sexta-feira vai mostrar quem o Brasil pode enfrentar em 2026 em seu grupo
Por Lucas Pereira.
Acontece nesta sexta-feira (5) o sorteio da Copa do Mundo, que acontece Kennedy Memorial, em Washington (EUA), e o evento terá transmissão do SBT e da TV Aratu, a partir das 13h45. Confira os detalhes de quem o Brasil pode enfrentar em 2026, no Mundial que acontece no Canadá, Estados Unidos e México.

Detalhes do Sorteio da Copa do Mundo
Por serem sedes da competição, Canadá, México e Estados Unidos terão bolas de cor destacada no sorteio e também já estão alocadas em grupos específicos: Grupo A, Grupo B e Grupo D, respectivamente.
As três bolinhas estarão no Pote 1, juntamente com outros nove países, incluindo o Brasil. Esses são os “cabeças de chave”, seleções melhor ranqueadas pela Fifa e que vão ser as primeiras a serem alocadas no sorteio, ocupando a posição 1 dos grupos restantes. Desa forma, o Brasil já não vai enfrentar as potências, como Espanha, França, Portugal e Argentina.
O Pote 1 é composto por: Canadá, Estados Unidos, México, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica, Alemanha e Brasil.
Leia mais: Camisa da Copa? Site vaza possível uniforme da Seleção Brasileira em 2026
Há uma regra importante no sorteio da Copa do Mundo em que seleções da mesma confederação não podem cair no mesmo grupo, ou seja, não pode haver duas seleções sul-americanas ou africanas juntas. A exceção está nas seleções europeias, que podem ter até duas equipes por grupo.
As outras 36 seleções estão separadas em potes de 2 a 4, incluindo os seis espaços destinados para as equipes que vão disputar as repescagens europeia e gerais.
Outro detalhe importante é que as quatro melhores seleções do ranking da Fifa — Espanha, Argentina, França e Inglaterra — estarão em lados opostos do chaveamento, para evitar que se enfrentem nas primeiras fases. Ou seja, Espanha e França estarão alocadas no Lado A; enquanto Argentina e Inglaterra ficarão no Lado B.

Possíveis adversários do Brasil na Copa de 2026
Mesmo sem as seleções cabeça de chave, o Brasil pode ter adversários bem complicados na Copa de 2026. No Pote 2, a Seleção comandada por Carlo Ancelotti está livre de Colômbia, Uruguai e Equador.
Porém, podem cair no grupo do Brasil:
- Croácia: Terceira colocada em 2018 e algoz do Brasil na Copa de 2022, quando eliminou a Canarinho nos pênaltis, na fase de quartas de final;
- Marrocos: Sensação do Mundial passado, os marroquinos vêm com uma geração bem interessante, com jogadores jovens bastante promissores como o lateral Hakimi, o ponta Eliesse Ben Seghir e o atacante Youssef En-Nesyri.
- Japão e Senegal: Adversários do Brasil em amistosos realizados neste ano, os japoneses (que venceram por 3x2) e os senegaleses (derrotados pela Seleção por 2x0), podem estar contra o time de Carlo Ancelotti;
- Irã e Austrália: Duas seleções sem tanta tradição, Irã e Austrália também podem cair no grupo brasileiro nesta primeira fase, sendo dois dos adversários mais “fracos”.
LEIA MAIS: Site elege 100 melhores jogadores da Copa 2026 com brasileiro no top-10

No Pote 3, com exceção do Paraguai, o Brasil pode ter adversários intermediários, com duas equipes consideradas mais fortes:
- Noruega: Comendo pelas beiradas vem a Noruega, seleção repleta de jogadores badalados e que tem na figura do centroavante Haaland, cotado para vencer a disputa do The Best, como referência maior. Além dele, os noruegueses contam com Odegaard, do Arsenal; Sørloth, do Atlético de Madrid; e Schjelderup, do Benfica.
- Argélia: Com diversos jogadores de importantes clubes europeus, a Argélia pode surpreender nesta Copa de 2026. Entre as peças-chave do time estão o lateral Ait-Nouri, do Manchester City; o volante Bentaleb, do Lille (FRA); e os atacantes Mahrez, do Al Ahli; Gouiri, do Marselha e Slimani, do Cluj (BEL).
- Panamá, Uzbequistão e Catar: Também estão no Pote 2 e aparecem como possíveis adversários do Brasil, nesta fase de grupos. São três exemplos bons de times limitados e que podem ser “tranquilos” para a Seleção no caminho do Hexacampeonato.
Por fim, o Pote 4 contempla as seleções de menor expressão no ranking e também os remanescentes das repescagens (são 4 europeus e 2 times das Américas Central e do Sul). Itália, Dinamarca, Turquia e Bolívia ainda vão lutar para ir à Copa a partir dessas repescagens.
LEIA MAIS: Copa do Mundo: Jogos da repescagem são definidos em sorteio
Os seis já classificados para o Pote 4 são: Jordânia, Cabo Verde, Curaçao (três equipes, juntamente com o Uzbequistão, nunca disputaram um Mundial na história e são estreantes na Copa de 2026); Gana, Haiti e Nova Zelândia.
Vale lembrar que a Copa do Mundo de 2026 acontece entre os dias 13 de junho e 19 de julho, e vai ser o maior Mundial da história, em termos de participantes e estrutura, uma vez que acontecerá em três países.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).