Bahia conclui venda do Fazendão, antigo centro de treinamentos do clube
Fazendão, antiga casa do Esporte Clube Bahia, estava desativado desde 2020
Por Juana Castro.
O Esporte Clube Bahia SAF oficializou a venda do imóvel onde funcionava o Centro de Treinamentos Osório Villas-Bôas, mais conhecido como Fazendão. O anúncio foi feito pelo clube nesta sexta-feira (4).
Localizado entre os bairros de Itinga, em Lauro de Freitas, e Jardim das Margaridas, em Salvador, o espaço estava desativado desde janeiro de 2020, quando o clube passou a utilizar o CT Evaristo de Macedo, em Camaçari.
A medida representa um novo capítulo na história patrimonial do Bahia, que agora concentra todas as suas atividades técnicas e administrativas no centro moderno inaugurado há quatro anos. A venda do Fazendão faz parte do processo de reestruturação conduzido pela SAF (Sociedade Anônima do Futebol), que assumiu a gestão do clube.
+ Reencontro de gigantes: SBT transmite Corinthians x Boca Juniors neste sábado
Fazendão será transformado em projeto do Minha Casa, Minha Vida
O terreno do Fazendão, agora, será o novo endereço de um empreendimento habitacional voltado ao programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A informação foi divulgada também nesta sexta-feira (4) pela assessoria de imprensa da Direcional Engenharia, que adquiriu a área.
De acordo com a Direcional, o projeto será voltado às faixas do programa Minha Casa Minha Vida, oferecendo condições acessíveis para a aquisição do primeiro imóvel. A empresa já entregou dois empreendimentos pelo MCMV na Bahia e possui outros três em construção, tanto na capital quanto em municípios da RMS.
“A Direcional acredita no potencial do mercado imobiliário baiano e um terreno tão bem localizado como o Fazendão reforça esse compromisso. Esse local agora será sinônimo de lar para muitas famílias baianas”, afirmou Rodrigo Raynal, superintendente de Incorporação da construtora no estado.
História do Fazendão, antiga casa do Bahia
Inaugurado em 1979, o Fazendão foi a casa do Bahia por mais de quatro décadas. O centro substituiu a antiga Fazendinha, situada no bairro do Costa Azul, e à época era considerado moderno, com área total de 125 mil metros quadrados.
O local foi palco de treinos, concentrações e grandes momentos da história do clube, tornando-se um símbolo de identidade para torcedores e atletas. Em 2020, o Tricolor passou a operar no CT Evaristo de Macedo, que conta com uma estrutura mais ampla e moderna, abrigando o time principal, categorias de base, futebol feminino e todo o setor administrativo.
Novo momento para o Bahia
A decisão de concluir a venda do Fazendão reforça o foco da atual gestão em otimizar os recursos e consolidar a operação da Bahia SAF. O clube não divulgou o valor da transação nem detalhes sobre o novo destino do espaço.
+ Bahia perde para o Cruzeiro por 2 a 0 no Brasileirão Sub-20
+ Copa 2 de Julho reúne Bahia, Vitória e Seleção Brasileira Sub-15
Para marcar o encerramento simbólico deste ciclo, a TV Bahêa preparou um vídeo especial em homenagem ao Fazendão, destacando memórias e a importância histórica do local para o clube e sua torcida.
Assista ao vídeo do Bahia em homenagem ao Fazendão
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).