Paracanoístas baianos disputam a Copa do Brasil de Paracanoagem 2025
A Etapa da Copa do Brasil de Paracanoagem define pontos no ranking nacional
Por Edimário Duplat.
A Bahia será representada por três paracanoístas na I Etapa da Copa Brasil de Paracanoagem 2025, que acontece no Parque Náutico do Iguaçu, em Curitiba, Paraná. A competição, marcada para os dias 08 e 09 de março, é a primeira do ano e importante para a definição de pontos no ranking nacional da modalidade.
Os atletas Marta Ferreira, de 52 anos, Jhonata Costa, de 14, e José Pedro Lobo, de 22, viajaram para o torneio com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Marta, bi-campeã mundial na categoria KL2 200m feminino, compete no sábado, 08, às 10h. Jhonata e José Pedro também entram na água no mesmo dia, com José Pedro começando suas eliminatórias às 9h12 e Jhonata competindo na final direta da KL3 200m às 12h12.
Os jovens atletas fazem parte do Projeto Remando em Águas Baianas, uma iniciativa da Federação Baiana de Canoagem (Febac) em parceria com a Sudesb, que já atendeu mais de 510 alunos em sete núcleos ao longo de mais de uma década.
Luciana Costa, vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), destacou a importância da competição para o desenvolvimento do esporte no Brasil. “Essa competição é muito importante para todos nós. O campeonato irá selecionar os melhores atletas que representarão o Brasil em eventos futuros”, afirmou a dirigente.
Além dos paracanoístas baianos, Gabriel Porto, integrante da seleção brasileira e um dos favoritos ao título, também competirá no torneio. A Copa Brasil de Paracanoagem é organizada pela CBCa em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e serve como qualificatória para o Campeonato Mundial de Paracanoagem 2025, que ocorrerá em agosto em Milão, Itália.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).