Pan: Viviane Pereira vence argentina no boxe e Ingrid Oliveira vai à final nos saltos ornamentais
A adversária da brasileira na próxima fase será a panamenha Atheyna Bylon
O Brasil começou com tudo. Na primeira participação feminina do boxe brasileiro nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, Viviane Pereira superou a argentina Lorena Balbuena por unanimidade, nesta sexta-feira (20/10), e garantiu uma vaga nas quartas de final da categoria até 75 kg. Foi a segunda vitória do país nos ringues, depois da grande estreia de Luiz Gabriel Oliveira (até 57 kg), no dia anterior.
A adversária da brasileira na próxima fase será a panamenha Atheyna Bylon, uma atleta experiente, com duas participações em Jogos Olímpicos no currículo. No Pan, Bylon já venceu Eyed Angel George, de Trinidad e Tobago, por nocaute técnico. O próximo combate de Viviane acontecerá na terça-feira (24/10), a partir das 12h (de Brasília).
Miriam Jeske/COB
No primeiro assalto, Viviane se esquivou bem das investidas da argentina, que buscava o combate o tempo todo. A brasileira teve frieza para controlar a luta, foi para cima nos momentos certos e deixou o resultado muito bem encaminhado a partir do segundo assalto. No terceiro, Viviane chegou a tropeçar, mas não se desconcentrou e conteve a agressividade de Balbuena.
A pugilista baiana Bia Ferreira prestigiou o duelo. Veja abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Natural de Brasília, Viviane fez parte da seleção brasileira no ciclo anterior e retornou após se sagrar campeã brasileira. Ela se mostrou satisfeita com o resultado e está otimista com a campanha do Brasil nos ringues em Santiago.
"Eu me senti muito bem. Como acontece em todas as lutas, a primeira foi com nervosismo e ansiedade. Mas eu fiz o trabalho que a gente vem realizando. Treinamos bem e sei que vamos chegar lá. São várias e várias lutas. Sei que vamos levar a medalha e conquistar a classificação para Paris 2024. O Brasil está bem" avaliou a atleta de 24 anos.
As duas finalistas da categoria até 75 kg garantem vaga nos Jogos Olímpicos do ano que vem.
Gaspar Nóbrega/COB
A brasileira Ingrid Oliveira começou com tudo nos Jogos Pan-americanos Santiago, nesta sexta-feira (20/10). Após terminar a fase preliminar na 4ª posição, classifou-se para a grande final da plataforma de 10 metros individual, marcada para este sábado (21/10), a partir das 19h, com transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil.
A atleta tem o melhor resultado de um brasileiro nesta modalidade, o quarto lugar no Mundial de 2022 – terminou a prova com um total de 318,30 pontos. O fundamental, segundo ela, era estar entre as classificadas para a final deste sábado, e não a posição nas eliminatórias.
"Hoje foi mais para me ambientar, a colocação não é tão importante. Não fui tão bem nos três primeiros saltos, mas fiquei satisfeita, os meus dois últimos foram muito bons. A série que fiz nas eliminatórias é a mesma que vou fazer amanhã, e estou bem confiante. Agora é focar para acertar a série na final", disse Ingrid.
Veja a performance de Ingrid:
A INGRID OLIVEIRA ARRASOU 😍
Confira os saltos que confirmaram a atleta na final da Plataforma 10m nos Jogos Pan-Americanos!
Assista à decisão dessa prova e muito mais AO VIVO no YouTube do Time Brasil e Canal Olímpico do Brasil!
📺: https://t.co/3YLNmcZG1N |… pic.twitter.com/IxxWuDQaxe
— Time Brasil (@timebrasil) October 20, 2023
Outra brasileira que disputaria a plataforma de 10m, Giovanna Pedroso, sentiu um desconforto no aquecimento e ficou de fora dessa prova.
Neste sábado também começam as eliminatórias masculinas dos saltos ornamentais, com Rafael Fogaça e Rafael Max competindo no trampolim de 1m.
Com informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!