Nadadora baiana fatura a Copa do Mundo de Águas Abertas na categoria júnior
Lizian Simões faturou a temporada e já conquista títulos brasileiros e sul-americanos
A atleta baiana Lizian Simões Sobral fez história ao conquistar seu primeiro título mundial na Copa do Mundo de Águas Abertas, na categoria Júnior Feminino. A jovem nadadora, de 17 anos, compete pelo Yacht Clube da Bahia e terminou a última prova dos 10 km em 26º lugar, acumulando um total de 2.000 pontos e superando as suas adversárias na classificação geral do torneio.
Ao todo, Lizian disputou três etapas e terminou a competição com uma vantagem de 1.200 pontos sobre quatro nadadoras empatadas na segunda posição: Camille Henveaux (Bélgica), Lamees Elsokkary (Egito), Emma Micheletti (Itália) e Katie Grimes (Estados Unidos), cada uma somando 800 pontos.
Mesmo com apenas 17 anos, Lizian já coleciona títulos significativos, incluindo o campeonato sul-americano e o brasileiro de águas abertas. Já no Campeonato Brasileiro de Verão, a soteropolitana foi Prata nos 800 metros livre e 1500 metros, além do Bronze nos 400 metros.
Treinada por Luís Rogério Arapiraca, Lizian também é estudante da 3ª série do Ensino Médio no Colégio Cândido Portinari, em Salvador.
"O Portinari me ajuda muito com todas as demandas referentes aos treinos, seja marcando a 2ª chamada para as provas, compensando as faltas em dias de competição e até com suporte para reforço do conteúdo perdido," reflete.
Lizian almeja as Olimpíadas de 2028, sem perder de vista os vestibulares. Ela participou do ENEM este ano e já recebeu propostas de bolsas de estudos em universidades internacionais.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).