Inédito! Hugo Calderano vai à semifinal da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

Hugo Calderano venceu o japonês Tomokazu Harimoto, número 3 do mundo, por 4 sets a 1

Por Juana Castro.

Pela primeira vez, um brasileiro está entre os quatro melhores da Copa do Mundo de Tênis de Mesa. Na manhã desta sexta-feira (18), Hugo Calderano venceu o japonês Tomokazu Harimoto, número 3 do mundo, por 4 sets a 1 (8/11, 11/8, 11/8, 11/8 e 12/10), garantindo vaga na semifinal da competição.

Hugo Calderano vai à semifinal da Copa do Mundo de Tênis de Mesa | Foto: ITTIF

Com o resultado, Calderano assegurou ao menos a medalha de bronze, tornando-se o primeiro atleta fora da Ásia ou Europa a subir ao pódio do torneio. A última vez que um não asiático esteve entre os três primeiros havia sido em 2018, com o alemão Timo Boll.

Na próxima fase, o brasileiro enfrentará o chinês Wang Chuqin, atual número 2 do mundo, que superou o alemão Duda Benedikt em uma partida decidida no sétimo game.

As quartas de final da competição foram marcadas por duelos entre atletas asiáticos e ocidentais. Truls Moregard (Suécia), Darko Jorgic (Eslovênia) e o próprio Duda Benedikt (Alemanha) também enfrentaram chineses, mas não avançaram.

O jogo

O confronto começou equilibrado, com Harimoto demonstrando intensidade e vencendo o primeiro set por 11 a 8. Calderano respondeu no segundo set, abrindo vantagem e fechando em 11 a 8. A terceira parcial também foi vencida pelo brasileiro, após uma pausa solicitada pelo japonês que não impediu nova vitória por 11 a 8.

O quarto set repetiu o roteiro: equilíbrio no início e domínio de Calderano na reta final, fechando novamente em 11 a 8. No quinto e decisivo set, Harimoto teve dois set points, mas o brasileiro conseguiu a virada e garantiu a classificação com um 12 a 10.

Hugo Calderano | Foto: ITTIF

Bruna Takahashi encerra participação com feito inédito

Também nesta sexta-feira, a brasileira Bruna Takahashi foi eliminada nas quartas de final pela chinesa Xingtong Chen, número 4 do mundo. A partida terminou em 4 sets a 1 para a asiática, com parciais de 11/8, 6/11, 13/11, 11/7 e 11/7.

Apesar da eliminação, Bruna encerra sua campanha com um marco histórico: é a primeira brasileira a alcançar as quartas de final da Copa do Mundo de Tênis de Mesa na categoria feminina.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.