FIFA exclui clube mexicano do Mundial de Clubes; entenda o caso

León é retirado do Mundial de Clubes por ser de mesmo dono do Pachuca

Por Edimário Duplat.

A FIFA anunciou, nesta sexta-feira (21), a exclusão da equipe mexicana do León da disputa do Mundial de Clubes, que será realizado nos Estados Unidos no meio deste ano. A decisão ocorre por conta da equipe, em que hoje atua o colombiano James Rodríguez, ter o mesmo dono do Pachuca, outro clube que participa da competição.

León é excluído do Mundial de Clubes. Foto: Divulgação

“Após avaliar todas as evidências do caso, o presidente do Comitê de Apelações da Fifa decidiu que tanto o Pachuca quanto o León não atendem aos critérios de propriedade multiclube estabelecidos no regulamento do Mundial de Clubes da Fifa. Nos termos, a Fifa decidiu não admitir o León na competição e anunciar o clube que o substituirá em seu devido tempo”, afirmou a Fifa em comunicado oficial.

O regulamento do Mundial proíbe a participação de várias equipes pertencentes ao mesmo grupo empresarial no evento. No entanto, os proprietários dos clubes tiveram a chance de persuadir a Fifa a permitir a participação conjunta.

Pachuca e León fazem parte do grupo de clubes do empresário Jesús Martínez Patiño, que também inclui os clubes Zacatecas e Coyotes de Tlaxcala, além do Talleres, da Argentina, e do Everton, do Chile.

Ainda não existe definição de quem atuará no lugar do León. Los Angeles FC, vice-campeão da edição da Concachampions que classificou o León, e América do México, melhor colocado no ranking da Concacaf, seriam os possíveis escolhidos. 

Entretanto, os dois países já ultrapassaram a cota de dois clubes por nação, que só tem exceção caso o clube garanta vaga por ser campeão continental. Dessa maneira, o mais próvavel é que o Ajaluelense da Costa Rica seja escolhido para atuar no Mundial de Clubes.

Alajuelense, da Costa Rica. Foto: Reprodução

O León integrava o mesmo grupo do Flamengo no Mundial de Clubes, ao lado de Chelsea e Esperance de Tunis

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.