Copa do Mundo 2026: Irã e Uzbequistão estão a um passo da classificação
Irã precisa apenas de um ponto, enquanto o Uzbequistão precisa de quatro pontos para se garantir na Copa do Mundo
Por Edimário Duplat.
Além da classificação do Japão, a rodada das eliminatórias asiáticas da Copa do Mundo 2026 desta quinta-feira (20) colocou duas seleções a um passo da classificação para o torneio, que será realizado em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá.
Jogando em casa, o Irã derrotou os Emirados Árabes por 2 a 0 e chegou aos 19 pontos, liderando o Grupo A das Eliminatórias e ficando a apenas 1 ponto de não ser mais alcançado por emiradenses e catarianos, ambos com 10 pontos.
Para chegar a sua sétima Copa do Mundo, os iranianos precisam apenas de um empate contra o Uzbequistão, equipe que está perto de chegar ao seu primeiro Mundial. Jogando em casa, os Lobos Brancos derrotaram o Quirguistão por 1 a 0 e foram aos 16 pontos, na segunda posição da chave.
Enquanto os iranianos precisam de um empate, os uzbeques só garantem classificação na próxima rodada se vencer o Irã e torcer para que Emirados Árabes e o Catar não cheguei aos três pontos nas suas respectivas partidas. Na atual rodada, o Catar derrotou a Coreia do Sul por 5 a 1 e vai enfrentar o Quirguistão na sequência, enquanto os EAU enfrentam os norte-coreanos, que não tem mais chance de classificação.
Nesta terceira fase das eliminatórias asiáticas, às 18 seleções do continente foram organizadas em três grupos de seis equipes.
Os times que terminarem na liderança e em segundo lugar nos grupos avançarão para a Copa, enquanto aqueles que ficarem em terceiro e quarto lugares terão a chance de disputar uma quarta fase, que oferece mais duas vagas em disputa.
A Ásia garantiu oito vagas diretas na Copa do Mundo FIFA 2026™ e uma vaga adicional que poderá ser conquistada por meio do Torneio Classificatório da FIFA.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).