AO VIVO Últimas Notícias
18/12/2023 17h01 | Atualizado em 18/12/2023 17h04

FIFA anuncia oficialmente o novo Mundial de Clubes e nova Copa Intercontinental

Enquanto o Super Mundial terá 32 clubes de quatro em quatro anos, a Copa vai a seis clubes com disputa anual

FIFA anuncia oficialmente o novo Mundial de Clubes e nova Copa Intercontinental
Edimário Duplat

Enquanto o Mundial de Clubes de 2023 segue em andamento na Arábia Saudita, a FIFA anunciou oficialmente quais são as mudanças que o torneio terá nas próximas edições: Além de um Super Mundial, que será realizado de 4 em 4 anos, a entidade anunciou o retorno da Copa Intercontinental com uma fórmula distinta de seus antecessores.

Super Mundial de Clubes

Ativo desde 2005, com um torneio experimental realizado nos anos 2000, o Mundial de Clubes da FIFA reúne anualmente os seis campeões continentais e o campeão do país anfitrião (o que não aconteceu apenas em 2005 e 2006) em formato de mata-mata, com os campeões europeus e sul-americanos entrando apenas na semifinal.

Pela nova fórmula, o torneio será realizado agora de quatro em quatro anos e terá um número maior de participantes: Serão 32 clubes com doze vagas para a Europa, seis para a América do Sul, quatro para a Ásia, África e América do Norte/Central, uma para Oceania e um para o país-sede. A fórmula também será distinta, emulando o atual formato da Copa do Mundo de Seleções. Até o momento, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, campeões continentais nos últimos anos, estão confirmados na competição.

Retorno da Copa Intercontinental

format of new annual club competition fifa intercontinental v0

Em lugar do Mundial que é realizado atualmente de forma anual, a FIFA retomará a antiga Copa Intercontinental, torneio em que os campeões europeus e sul-americanos disputaram de 1960 a 2004 para definir a melhor equipe do mundo.

Entretanto, a nova Copa Intercontinental não se resumirá apenas aos dois continentes e terá representante dos seis continentes, só que em uma fórmula inédita aos padrões do torneio e do Mundial de Clubes:

Pela nova fórmula, os vencedores da África, Ásia e Oceania se encontram na chave 1, com os campeões das Américas na chave 2. Os classificados de cada chave disputam uma semifinal, em que o classificado disputa a decisão contra o campeão europeu. Enquanto as chaves terão jogo único no campo de um dos clubes (menos da Oceania, que sempre será visitante), as semifinais e decisão serão em campo neutro no mês de dezembro.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!