Manual de sobrevivência para a Lavagem do Bonfim: quem tem fé, vai a pé! Mas e a volta, pai?
Se você está indo para o evento pela primeira vez, o Aratu On preparou um Manual de Sobrevivência para a Lavagem do Bonfim
A tradicional Lavagem do Bonfim, umas das festas religiosas mais conhecidas de Salvador, acontece nesta quinta-feira (12/1). Nesta celebração, que cai sempre na primeira quinta-feira após a Festa de Reis, milhares de fiéis, turistas e baianos vão para a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, para participar de missas e acompanhar uma das maiores procissões religiosas do estado, que vai até a Colina Sagrada, no Bonfim, em um percurso de cerca de quase 7 km.
Se você está indo para o evento pela primeira vez, o Aratu On preparou um Manual de Sobrevivência para a Lavagem do Bonfim. Não sabe que horas chegar, quanto tempo leva a caminhada, o que vestir e como voltar para casa? Se ligue nessas dicas e curta muito a festa!
Quanto tempo leva o percurso?
A distância entre a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição, próxima ao Elevador Lacerda, e a Colina Sagrada, no Bonfim, é de, precisamente, 6.6 km. O tempo que leva para cada pessoa chegar lá depende do passo de cada um, mas, geralmente, a caminhada tem tempo estimado entre duas a três horas. Então, vá preparado!
Que horas eu chego?
Se você quiser fazer o percurso completo, chegue na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição por volta das 7h.
Que roupa eu uso?
Para começar, a caminhada é longa e debaixo do sol. Por isso, não esqueça, em hipótese alguma, de usar protetor solar no corpo todo! Acredite, você vai nos agradecer depois. Usar um chapéu ou boné também faz toda a diferença. Segundo a previsão do tempo, na quinta-feira devemos chegar a 31º graus na capital baiana. Por isso, outra dica importante: leve óculos escuros.
Para vestir, é legal usar roupas leves e fresquinhas. Verão de Salvador, né? Nos pés, um tênis. Além da caminhada ser longa, você consegue protegê-los de possíveis, e prováveis, pisadas. Se ainda não separou a roupa, fique sabendo que a tradição é ir de branco, já que Senhor do Bonfim é Oxalá na Umbanda e no Candomblé.
E, por último, mas não menos importante: leve água. Você vai precisar - e muito!
Como chegar e como ir embora?
Nesta quarta-feira (11), o tráfego na Cidade Baixa já amanheceu modificado pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). As alterações vão até domingo (15).
No total, mais de 90 barreiras serão instaladas na região. À meia-noite de quinta-feira, haverá a proibição da circulação e estacionamento de veículos em diversas vias nos bairros do Comércio e Bonfim.
No dia da lavagem, a interdição do tráfego de veículos nas vias por onde o cortejo passa começa às 6h. Serão bloqueadas a Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma e a Avenida Dendezeiros do Bonfim.
Além da interdição no trânsito, a partir das 5h, o trecho entre a Praça Irmã Dulce, Rua Barão de Cotegipe e da Avenida Engenheiro Oscar Pontes, até o Moinho Salvador, terá tráfego com sentido duplo.
Às 6h, a Rua Luiz Régis Pacheco passará a ter sentido único e o tráfego de veículos será interditado nas seguintes vias: Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma e Avenida Dendezeiros do Bonfim.
Então, se você pretende ir de carro, já sabe: o tráfego na região não será aquele que você já conhece. Cuidado para não errar!
Para quem vai de ônibus, as linhas mudaram de horário e de direção para a festa. A operação de transporte por ônibus será realizada das 6h desta quinta-feira à 0h de sexta-feira (13), com 18 delas levando para diversos pontos da cidade, como Base Naval, Paripe, Santa Cruz e Cabula, entre outros. Os horários de saída prolongados até a meia-noite. Em razão dos bloqueios de trânsito, as linhas de ônibus que trafegam pela região terão o itinerário modificado. Confira tudo no link que disponibilizamos abaixo.
LEIA MAIS: Lavagem do Bonfim terá operação especial de transporte nesta quinta
Além disso, o Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Gonçalves, ambos nas proximidades da igreja de Nossa Senhora da Conceição, vão funcionar normalmente, porém não haverá cobrança de tarifa. O Lacerda funciona das 7h às 22h, enquanto o Gonçalves opera entre as 8h às 17h.
Quem já foi à Lavagem muitas e muitas vezes sabe: a saída é um pouco caótica. Geralmente, o pessoal só consegue voltar de mototáxi ou, quem pode, de lancha. Se você não é o seu próprio velho, ou velha, da lancha, saiba que provavelmente passará por alguns perrengues no retorno.
Para aqueles que estiverem cheios de energia, é possível fazer a volta caminhando, pelo menos até fugir do tumulto, mas é bom que você já tenha esse planejamento preparado antecipadamente, porque a gente sabe que "quem tem fé, vai a pé!", mas e a volta, pai? Fique esperto!
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!