Juá Literária reúne Arnaldo Antunes, Itamar Vieira Junior e mais em Juazeiro
Festival Juá Literária acontece de 22 a 25 de outubro em Juazeiro
Por Juana Castro.
O Festival Juá Literária 2025 promete grandes encontros entre música, literatura e cultura popular em Juazeiro (BA). Entre os dias 22 e 25 de outubro, o evento gratuito ocupará a Orla II, o Centro de Cultura João Gilberto, a Praça do Poeta, os distritos e até o rio São Francisco, com uma programação diversa e acessível ao público.
Entre as mais de 80 atrações confirmadas, nomes como Arnaldo Antunes, Itamar Vieira Junior, Russo Passapusso e Letícia Sabatella.
Arnaldo Antunes apresenta show inédito no Juá Literária
No dia 25 de outubro, Arnaldo Antunes sobe ao palco com o show inédito de seu novo álbum, Novo Mundo, que marca sua volta à sonoridade dançante após a turnê intimista Lágrimas no Mar. Ex-integrante dos Titãs e dos Tribalistas, o artista traz a força poética e musical que o consagrou como um dos grandes nomes da música brasileira.
Itamar Vieira Junior leva força da literatura contemporânea à Juá Literária
Autor de Torto Arado — romance traduzido para mais de 30 idiomas e vencedor dos prêmios Jabuti e Oceanos —, Itamar Vieira Junior é um dos destaques literários da programação do festival Juá Literária. Ele participa de mesas de debate sobre narrativas brasileiras e de reflexões sobre literatura e identidade.
Russo Passapusso e Ana Mametto em diálogo sobre música e cultura no festival Juá Literária
O vocalista do BaianaSystem, Russo Passapusso, participa no dia 24 de outubro da mesa “Papo de Música” ao lado da cantora Ana Mametto, mediada por Emanuel Andrade. O encontro une música e reflexão sobre identidade, ritmo e resistência cultural.
Letícia Sabatella apresenta o espetáculo Poética da Terra em Crise a Juazeiro
No dia 23 de outubro, a atriz e cantora Letícia Sabatella se apresenta com o espetáculo Poética da Terra em Crise, em parceria com o músico pernambucano Juliano Holanda e arranjos de Eugênio Fim. A performance mistura canções e poesias em um repertório que celebra o encontro entre a palavra escrita e a palavra cantada.
Programação da 'Tenda das Palavras' na Juá Literária
Instalada no Espaço das Editoras, a Tenda das Palavras oferece uma agenda de mesas literárias e artísticas que reúne nomes consagrados e novos talentos.
- 22 de outubro: Abertura com apresentações escolares; mesas “Festas e Feiras Literárias” e “Escritas e Olhares da História Real”, com Itamar Vieira Junior; debate “Literatura na Educação Antirracista” e show do coletivo A Voz de Uma Mulher.
- 23 de outubro: Destaque para Letícia Sabatella e Juliano Holanda em “Poética da Terra em Crise”. Também ocorrem mesas sobre literatura infantojuvenil e cinema, com Paulo Lins e mediação de Jackson Costa.
- 24 de outubro: Encontros “Papo de Música”, com Russo Passapusso e Ana Mametto, e “Telas do Vale – Cinema e Literatura”, com Chico Egidio, Alex Moreira e Wllyssys Wolfgang.
- 25 de outubro: Encerramento com Arnaldo Antunes e as mesas “O Rio da Nossa História” e “Palavras, Poesias e Pensamentos”, que reúnem Xico Sá, Cida Pedrosa e Sidney Rocha.
Espaços itinerantes e ações nos distritos de Juazeiro
Com o objetivo de ampliar o acesso à leitura, o festival leva poesia e literatura a diferentes regiões por meio das Embarcações de Poesias, da Lotação Literária (Busarte) e da Praça do Zé Livrório, com apresentações em comunidades rurais e ribeirinhas entre os dias 21 e 25 de outubro.
A secretária de Educação, Maéve Melo, destaca o festival como “um marco na história de Juazeiro”, lembrando que o projeto já distribuiu 135 mil livros e formou jovens agentes literários nas escolas da rede municipal.
O Festival Juá Literária é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), com apoio do Governo do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Editora IMEPH e Ande Livros. A produção é assinada pela Carranca Produções e Entre Versos e Canções Produções Artísticas.
Mais informações no Instagram oficial: @jua.literaria
Em tempo: Feira Literária de Mucugê - Fligê
Em agosto aconteceu a 8ª edição da Feira Literária de Mucugê - Fligê, que este ano tem como tema “Rios e Matas da Narrativa”. A proposta da edição 2025 foi valorizar a força simbólica da natureza na literatura e provocar reflexões sobre a crise climática por meio da arte e do pensamento.
A Fligê 2025 contou com uma programação ampla que incluiu mesas literárias, lançamentos de livros, oficinas, exposições, atividades infantis na Fligêzinha, sessões de cinema no FligêCine, apresentações teatrais e shows musicais. Antes da abertura oficial, com Vanessa da Mata, houve o tradicional percurso literário pelo centro histórico da cidade, oficinas nas escolas e atividades culturais abertas ao público.
Entre os nomes presentes, Tiganá Santana, os escritores Joselia Aguiar, biógrafa de Jorge Amado; Micheliny Verunschk, autora de O som do rugido da onça; Eliane Marques, poeta e romancista; Matheus Peleteiro, conhecido por sua escrita crítica e lírica; Evanilton Gonçalves, cronista urbano de Salvador, entre outros.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).