Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Fotógrafa baiana vence concurso internacional com foto de parto

Fotógrafa baiana Ana Victória Otoni venceu concurso internacional com foto de parto

Por Juana Castro.

A fotógrafa e videomaker baiana Ana Victória Otoni foi a vencedora do Concurso Internacional da Lumicroma, criado em Portugal. Especializada em fotografia de parto e família, a artista venceu com a imagem “Nos laços do toque: O milagre da vida”, produzida em Salvador, em 2023, durante um parto.

Baiana Ana Victória Otoni venceu concurso internacional com foto de parto

O concurso teve como tema “Joy” (alegria, em tradução livre) e reuniu milhares de fotografias de 64 países. A obra de Otoni foi selecionada após votação do público e integrou a exposição realizada nas cidades de São João da Madeira e Porto, em Portugal, ao lado de outras 40 imagens escolhidas.

Segundo a autora, a fotografia destaca a natureza do corpo feminino e a importância do contato pele a pele como um ato de respeito à vida, respaldado pela ciência. O registro foi feito durante o parto de Clis Mariana e de sua filha, Flora, com assistência do Coletivo Sobreparto e das parteiras Tanila Amorim e Rafaela Ferreira.

“É o fortalecimento do vínculo nos primeiros instantes. Neste parto domiciliar planejado a essência do nascimento está retratada em um evento natural e familiar, onde a alegria, a força e o amor são protagonistas da história. É um chamado para o futuro, onde toda mulher possa parir de forma segura, digna e sem imposições”, afirma a fotógrafa na descrição da obra.

Fotógrafa baiana Ana Victória Otoni

As imagens fazem parte da exposição “In Colors Project”, uma iniciativa internacional da Lumicroma que propõe a fotografia como registro sociocultural e forma de intervenção artística. O projeto busca, anualmente, refletir sobre o tempo presente a partir da criação fotográfica.

A terceira edição da mostra, sob o tema JOY, reúne 75 obras de 56 autores de 22 países, compondo um atlas emocional que investiga as diferentes expressões da alegria em um contexto marcado por tensões geopolíticas e crises sistêmicas. A exposição também está disponível em formato online.

Criadora e fundadora da Rosa Branca Fotografia, Ana Victória Otoni desenvolve um trabalho voltado à construção de narrativas de nascimento baseadas em evidências científicas, entendendo a fotografia como um instrumento de preservação histórica e valorização do protagonismo feminino.

Durante cinco anos, a fotógrafa registrou partos na Bahia. Atualmente residindo em Lisboa, dá continuidade à sua formação acadêmica em Fotografia e Cultura Visual no IADE. Seu trabalho aborda a gravidez e o parto como experiências centrais da vida humana, utilizando a imagem como ferramenta de reflexão e transformação social.

Em tempo: Recém-nascidos de Camaçari estrelam ensaio fotográfico de Natal; veja fotos

A Maternidade Regional de Camaçari (MRC), unidade da Seccretaria da Saúde do Estado (Sesab) com direção da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), promoveu decorações natalinas para caracterizar os bebês do berçário, o que rendeu registros e sessões de fotos especiais para data comemorativa. 

A ação foi idealizada pelas equipes de Enfermagem e Fisioterapia. A diretora de enfermagem da MRC, Thais Ronoski, explica que a iniciativa contribui para tornar o ambiente hospitalar mais humano e acolhedor, além defortalecer vínculos, proporcionar conforto emocional e reforçar a importância do cuidado para além do aspecto técnico. “Além disso, ajuda a ressignificar a rotina intensa da UTI, transformando o espaço em um ambiente onde empatia, sensibilidade e solidariedade estão sempre presentes”, afirmou a profissional.

Veja as fotos:

Levar decorações natalinas para a maternidade é importante porque cria um ambiente mais acolhedor e festivo, ajudando a reduzir o estresse e marcar o nascimento do bebê como um momento especial/Foto: Ascom/FESF-SUSA Maternidade Regional de Camaçari é uma unidade de saúde pública do estado da Bahia, gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS)/Foto: Ascom/FESF-SUSAlém dos serviços de parto (já realizou mais de 12 mil partos), a unidade oferece cirurgias ginecológicas, histeroscopia diagnóstica e exames de mamografia/Foto: Ascom/FESF-SUSA decoração natalina na maternidade vai além da estética, sendo uma ferramenta poderosa para humanizar o ambiente hospitalar e enriquecer a experiência emocional do nascimento do bebê/Foto: Ascom/FESF-SUS

Em tempo: Brasileira ganha maior prêmio de fotografia de partos do mundo com foto de bebê empelicado

Em 2023, a fotógrafa brasileira Paula Beltrão, de Minas Gerais, ganhou o prêmio do International Association of Professional Birth Photographers (IAPBP), considerado o Oscar da fotografia de partos, por uma foto de recém-nascido "empelicado".

A imagem, que venceu cinco categorias da premiação, mostra um evento raro: um bebê que nasceu envolto à bolsa amniótica, que aparece intacta. A fotógrafa ganhou os seguintes prêmios: Detalhes do Nascimento, Documentário, Escolha dos Jurados, Foto do Ano e “Good Awards”.

Fotógrafa brasileira Paula Beltrão venceu Oscar da fotografia em 2023 com foto de bebê que nasceu empelicado

A foto foi feita após uma cesárea. Antes de ganhar o prêmio, a brasileira também foi destaque no Annual Birth Photography Image Competition. Em uma publicação no Instagram, Paula disse que estava emocionada com a conquista.

"Há 10 anos, eu escolhi mudar a minha vida completamente. Escolhi mudar de profissão e escolher algo que me fizesse sentido. Escolhi a fotografia! Escolhi fotografar partos em uma época em que ninguém nem falava sobre tal segmento. Escolhi deixar o coração falar mais alto e me levar a seguir neste segmento na certeza que minhas fotos, em algum momento, impactariam a sociedade e levaria a uma quantidade grande de pessoas uma nova visão sobre o nascer e sua potência! Hoje, 31/03/2023, minha foto foi eleita campeã! Eu ganhei o concurso da IAPBP (International Association of Professional Birth Photographers). Ganhei o Oscar da fotografia de parto. Sou campeã do maior concurso de fotografia de parto do mundo!".

Ela continuou: "Eu não tenho palavras para descrever minha alegria. Estou em êxtase por tudo. Eu me dedico muito à minha profissão e faço com muito amor todos os registros. Me sinto privilegiada demais em estar na ambiência do nascer e ser escolhida para registrar o momento mais íntimo e importante da vida de tantas famílias".

Bebê empelicado em Salvador

Em maio de 2023, a administradora Jaqueline Oliveira, de 43 anos, deu à luz os gêmeos Bernardo e Rafael, no Hospital Português, em Salvador. O primeiro nasceu empelicado, mesmo com 3,5 Kg, e encantou a todos na sala de parto. O momento foi registrado pela fotógrafa Renata Casali (@renatacasalifotografia).

Bebê nasceu empelicado em Salvador, em 2023, e fotógrafa fez registro | Foto: Renata Casali

O nascimento de um bebê empelicado é considerado raro na obstetrícia. Isso acontece quando a bolsa amniótica, que protege e ajuda o bebê a se alimentar, não estoura quando a criança está prestes a nascer. Quando isso ocorre, a equipe médica fura o saco amniótico logo após o nascimento.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.