Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Exposição das obras de Efrain Almeida no MAM-BA

Exposição das obras de Efrain Almeida no MAM-BA

Por Da redação.

Exposição das obras de Efrain Almeida no MAM-BAEduardo Ortega/ Divulgação

A Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) recebe a exposição ?Uma pausa em pleno voo?, do artista cearense radicado no Rio de Janeiro, Efrain Almeida. Com curadoria de Marcelo Campos, a mostra é composta por sete trabalhos que passaram pelo Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE).

Marcando os dez anos de encontro entre o artista e o curador, a exposição conta com esculturas em instalações ou isolada, além de aquarelas e porcelana produzidas entre os anos de 2012 e 2016. Para a itinerância em Salvador, o artista criou diálogos específicos com a arquitetura da Capela do MAM-BA. ?O fato de ocupar a Capela cria relações diretas com o interesse do artista pela religiosidade brasileira?, diz Marcelo Campos.

?Uma pausa em pleno voo? era o título do texto que Campos escreveu há anos. ?Esta pausa é o momento em que o olhar congela um acontecimento frágil, efêmero. Este foi o ponto de partida para esta mostra, que começou a ser planejada há cinco anos: como o artista potencializa o pequeno gesto em algo poético que é a obra?, declara Efrain Almeida.

Entre as obras expostas consta a instalação ?Uma coisa linda?, com 150 pássaros da espécie galos-de-campina, feitos em bronze policromado, distribuídos pelo piso da sala em grupos de unidades variáveis, formando uma cartografia determinada pelo artista. A instalação ?10 Hummingbirds?, destaque na ?Frieze 2015 – uma das mais importantes feiras de arte internacional – em Londres, é composta por dez beija-flores, também em bronze policromado com tintas iridescentes, com tonalidades diferentes, fincados na parede pelo longo bico.

Em ?Plátano Bordallo?, o artista reproduz em porcelana um segmento de galho com insetos, instalado de modo perpendicular à parede. Na escultura de um cisne negro, em bronze pintado com tinta acrílica, Efrain foi buscar na memória fabular dos contos de Andersen o simbolismo do cisne que se transforma em princesa.

Efrain Almeida é natural de Boa Viagem (CE), mas vive e trabalha no Rio de Janeiro. Entre 1986 e 1990, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e no Museu de Arte Moderna (RJ). Começou a expor em 1987, como integrante do XI Salão Carioca de Arte. Daí em diante, tem mostrado seu trabalho em centenas de cidades do Brasil, Ásia, Europa e EUA.

Serviço
Exposição ?Uma pausa em pleno voo?
Artista: Efrain Ameida (CE/RJ)
Curadoria: Marcelo Campos (RJ)
Visitação: 20 de abril a 03 de julho, terça a domingo, das 13h às 18h
Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia
Entrada gratuita

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.