Dia das crianças: Planetário da UFBA tem evento gratuito de Star Wars

Programação gratuita do Planetário da UFBA para o dia das crianças terá Bate-papos sobre Star Wars, sessões na cúpula, brincadeiras e interações com cosplayers

Por Júlia Naomi.

O Planetário da UFBA vai celebrar o final de semana das crianças com uma programação especial e gratuita com temática de Star Wars, em parceria com o Conselho Jedi da Bahia.  O evento “Em uma Galáxia Muito, Muito Divertida!”, acontece no  sábado, dia 11 de outubro, no Planetário da UFBA, em Salvador. 

Programação de dia das crianças do planetário da UFBA com temática de Star Wars terá presença de cosplayers do Conselho Jedi da Bahia. Foto: Divulgação / CJBA

A programação vai unir ciência e ficção, com atividades lúdicas, conversas sobre astronomia e Star Wars, interações com cosplayers e sessões na cúpula. Também haverá sorteios de brindes relacionados aos filmes.

Membros da associação de fãs de Star Wars e professores do Departamento de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA) serão responsáveis por palestrar, responder às dúvidas e explicar os fenômenos astronômicos que são representados na saga.  

O encontro começa às 9h e vai até as 17h, com entrada gratuita. Para ter acesso às sessões da cúpula, é necessário resgatar o ingresso na plataforma Sympla.  

Programação de dia das crianças vai acontecer no lobby do Planetário da UFBA. Foto: ASCOM / Planetário da UFBA

Confira programação de dia das crianças do Planetário da UFBA

Período da Manhã

9h: Abertura + Bate-papo (Explorando o Espaço Sideral do Cinema)
10h: Sessão na cúpula 
10h40: Sessão na cúpula 
11h20: Sessão na cúpula 
11h50: Brincadeiras + sorteio + interação com cosplayers 
12h: Encerramento

Período da Tarde

14h: Recepção + Bate-papo (Os Planetas de uma Galáxia Distante)
15h: Sessão na cúpula 
15h40: Sessão na cúpula 
16h20: Sessão na cúpula 
16h50: Brincadeiras + sorteio + interação com cosplayers 
17h: Encerramento 

Para ter acesso às sessões na cúpula, é necessário retirar os ingressos na plataforma Sympla, de maneira gratuita. Foto: ASCOM / Planetário da UFBA

Informações gerais: 

Onde? Planetário e Observatório da UFBA - Avenida Milton Santos, 485 - Campus Universitário de Ondina - CEP: 40.170-110 - Salvador - Bahia
Quando? Dia 11/10, das 9h às 17h.
O quê? Evento gratuito em comemoração ao Dia das Crianças 
Como funciona? A entrada é gratuita e para assistir às sessões na cúpula basta resgatar o ingresso no Sympla. 
Classificação: Livre
Quanto custa? 0$

Contato 
Telefone: (71) 3283-6645
Email: [email protected]
Instagram: @planetarioufba

Saiba mais sobre o Planetário da UFBA

Inaugurado a pouco mais de um ano, o Planetário e Observatório da UFBA recebe visitas de escolas públicas e privadas, mediante agendamento. As atividades auxiliam no aprendizado dos alunos fora das salas de aula, com o oferecimento de visitas guiadas, espaços interativos e exibições na cúpula em Fulldome, tipo de projeção de vídeo em um teto côncavo.

O espaço também é equipado com uma réplica do maior meteorito encontrado no Brasil e uma balança que calcula o peso das pessoas em diferentes corpos celestes. Nas sessões noturnas, pode-se participar da observação do céu com telescópios disponíveis para o público, sem custo adicional.

Em agosto e setembro de 2025, a instituição também promoveu aulas preparatórias gratuitas para estudantes aprovados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) que desejavam participar de competições internacionais. 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.