Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

CARNAVAL: Módulos de saúde funcionarão 24 horas nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha

CARNAVAL: Módulos de saúde funcionarão 24 horas nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha

Por Da redação.

CARNAVAL: Módulos de saúde funcionarão 24 horas nos circuitos Dodô, Osmar e BatatinhaDivulgação/ SMS

Visando garantir assistência a quem for curtir o Carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou 10 módulos assistenciais que funcionarão 24 horas nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha. Essas unidades contarão com um total de 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, além da retaguarda do Samu e unidades de emergência/hospitais.

Os postos tipo IV, com capacidade para 20 leitos, foram instalados em locais de maior concentração de foliões. A partir do início oficial do Carnaval, o tipo III oferecerá 15 leitos, o tipo II 10 leitos e o tipo I cinco leitos. Todos contarão com um leito de estabilização, com equipamentos de suporte avançado.

Estarão de prontidão 56 ambulâncias, oito motolâncias e veículos de suporte avançado para intervenção rápida, além das unidades municipais fixas de Pronto-Atendimentos e de Atendimento Odontológico 24 horas do Dique do Tororó. Além disso, cinco equipes de cirurgia bucomaxilofacial estarão de plantão na festa momesca.

Testes rápidos

 Outra ação importante promovida pela SMS será a de enfretamento às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids por meio do programa Fique Sabendo. A estratégia incentiva a detecção precoce das DSTs através da realização de testes rápidos. Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público interessado por meio de duas unidades montadas no Multicentro Carlos Gomes, na Rua Carlos Gomes, e na Rua Dias D´Ávila, na Barra. Tanto nesses pontos quanto nos 10 módulos de saúde haverá distribuição de preservativos – cerca de 2 milhões serão disponibilizados durante a folia.

Vigilância Epidemiológica

Por concentrar grande número de pessoas vindas de várias partes do país e até do mundo, o Carnaval tem como fator relevante o risco de surgimento e propagação de doenças. Sendo assim, no período carnavalesco, a Vigilância Epidemiológica (Viep) também desenvolverá atividades de prevenção, monitoramento e controle dos agravos de relevância epidemiológica, adequando sua estrutura organizacional, logística e de recursos humanos para responder às demandas.

As ações de investigação da ocorrência de surtos de doenças serão realizadas por meio de ação epidemiológica e, quando necessário, será realizado bloqueio vacinal para os casos suspeitos e confirmados de doenças preveníveis por imunização.

LEIA MAIS: Major da PM e outras quatro pessoas ficam feridos após acidente envolvendo viatura na Bahia

LEIA MAIS: VEJA VÍDEO: Chuva provoca pontos de alagamento na San Martin e Calçada

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.