Bahia registra mais de 11 mil empregos com carteira assinada em agosto

Segundo dados do Caged, o saldo positivo de 11 mil empregos em agosto supera o de julho, quando o estado criou 9.713 empregos. Bahia tem o quarto melhor resultado mensal do ano

Por Rosana Bomfim.

A Bahia manteve a sequência positiva na geração de empregos formais pelo oitavo mês consecutivo. Segundo os dados divulgados nesta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, o estado registrou 11.015 novos postos com carteira assinada em agosto, resultado da diferença entre 89.751 admissões e 78.736 desligamentos. Os dados foram sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Empregos na Bahia | Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

O saldo positivo de agosto supera o de julho, quando o estado criou 9.713 empregos, fazendo com que a Bahia se posicione como o quarto melhor resultado mensal do ano. No entanto, ao comparar com agosto de 2024, quando o saldo foi de 16.681 vagas, observa-se uma leve desaceleração. Ainda assim, o mercado de trabalho baiano segue aquecido, com 2.226.495 vínculos celetistas ativos, uma variação de +0,50% em relação ao mês anterior.

Carteira assinada: setores em destaque

Todos os cinco grandes grupamentos econômicos apresentaram crescimento no mês de agosto. O setor de Serviços liderou com 4.156 vagas criadas, seguido por:

  • Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas: +2.350 vagas

  • Indústria geral: +1.888 vagas

  • Construção: +1.611 vagas

  • Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura: +1.010 vagas

Bahia em destaque nacional e regional

O bom desempenho da Bahia também se refletiu no cenário nacional. Entre as 27 unidades da federação, 25 registraram crescimento do emprego formal em agosto. A Bahia ficou com o quarto maior saldo absoluto do país e o décimo maior em termos relativos.

Bahia registra mais de 11 mil empregos com carteira assinada em agosto  | Foto: Marcelo Camargo Ab

No recorte regional, todos os estados do Nordeste apresentaram aumento do emprego com carteira. A Bahia foi a segunda colocada em números absolutos, mas ficou na sétima posição relativa na região. No total, o Nordeste gerou 55.344 novas vagas, enquanto o Brasil criou 147.358 postos formais, com variações de +0,68% e +0,30%, respectivamente.

Acumulado do ano mostra força do mercado de trabalho baiano

Entre janeiro e agosto de 2025, a Bahia acumula 88.679 novos empregos formais, o que representa um crescimento de +4,15% em relação ao estoque do início do ano. O estado supera o resultado do mesmo período de 2024, quando foram geradas 82.775 vagas.

De acordo com Luiz Fernando Lobo, especialista em informações econômicas da SEI, a performance segue positiva, mas com sinais de moderação:

“A geração de postos de trabalho com registro em carteira na Bahia continua surpreendendo em 2025. No entanto, a distância entre os saldos acumulados deste ano e do ano passado vem diminuindo nos últimos três meses, sinalizando alguma perda de ritmo recente”, destaca o analista.

No acumulado do ano, todos os grandes setores registraram saldo positivo:

  • Serviços: +44.785 vagas

  • Indústria geral: +17.962 vagas

  • Construção: +11.773 vagas

  • Agropecuária e afins: +8.280 vagas

  • Comércio: +5.883 vagas

Com esse desempenho, a Bahia alcança o quarto maior saldo agregado de empregos formais do país em 2025, liderando entre os estados do Nordeste. Em termos relativos, ocupa a sétima posição nacional e a segunda na região.

Em tempos de desafios  e alta competitividade no mercado de trabalho, encontrar oportunidades de emprego pode ser uma tarefa complicada para muitos baianos. Felizmente, o SineBahia, que é o serviço público estadual vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), atua como uma ponte entre trabalhadores e empregadores. 

O ano de 2025 apresenta uma série de oportunidades para quem deseja ingressar no serviço público na Bahia. Entre concursos públicos e processos seletivos simplificados, candidatos podem disputar vagas tanto para cargos efetivos, quanto para funções temporárias, com remunerações variadas e critérios específicos. 

LEIA MAIS: Professor de boxe é assassinado a tiros no bairro de Dom Avelar

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.