Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Após derrota, ACM Neto sugere apoio a Flávio Bolsonaro e critica Jerônimo: 'Campanha de baixo nível'

Derrotado na disputa pelo Governo da Bahia neste domingo (4), ACM Neto (União) criticou a campanha do governador reeleito, Jerônimo Rodrigues (PT)

Por Bruna Castelo Branco.

Derrotado na disputa pelo Governo da Bahia neste domingo (4), ACM Neto (União) criticou a campanha do governador reeleito, Jerônimo Rodrigues (PT), durante entrevista coletiva após a apuração. O ex-prefeito de Salvador afirmou que o resultado das urnas refletiu, na avaliação dele, uma campanha de “baixo nível” feita pelo adversário na reta final da eleição.

Com 97,30% das urnas apuradas, Jerônimo Rodrigues recebeu 55,48% dos votos válidos, enquanto ACM Neto aparecia com 44,04%. O vice-governador eleito é novamente Geraldo Júnior (MDB).

Derrotado na disputa pelo Governo da Bahia neste domingo (4), ACM Neto (União) criticou a campanha do governador reeleito, Jerônimo Rodrigues (PT). | Foto: Reprodução/TV Aratu

Durante a entrevista, ACM Neto afirmou que a campanha de Jerônimo recorreu a ataques pessoais e mentiras. “O resultado eu acho que reflete uma campanha de baixo nível feita no final dessa eleição pelo atual governador [Jerônimo Rodrigues], que foi para a baixaria, que foi para os ataques pessoais, para as mentiras”.

Apesar da derrota, o ex-prefeito de Salvador afirmou que pretende continuar atuando politicamente e falou sobre a disputa presidencial, acenando para um possível apoio ao candidato Flávio Bolsonaro (PL), que concorre ao segundo turno com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Nós vamos mudar o Brasil. Primeiro, vamos mudar o Brasil para depois mudar a Bahia. Vamos seguir na luta, confiantes, com todo o entusiasmo e determinação”.

ACM Neto também agradeceu aos aliados que participaram da campanha e afirmou que pretende discutir com o partido o posicionamento para o segundo turno da eleição presidencial.

“Minha gratidão aos prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, candidatos a deputados, a todos que nos apoiaram. [...] Continuamos na luta, não vamos parar um minuto. Vamos continuar cobrando Jerônimo Rodrigues pela violência na Bahia, pela fila da regulação, pela péssima qualidade de ensino do nosso estado. Vamos lutar para que o Brasil tenha um horizonte diferente já a partir do próximo ano. Vou a Brasília amanhã à noite, e terça-feira estarei lá, vou me reunir com meu partido para definir nosso posicionamento no segundo turno na eleição presidencial”.

Durante a entrevista, ACM Neto afirmou que a campanha de Jerônimo recorreu a ataques pessoais e mentiras. | Foto: Reprodução/TV Aratu

Disputa pelo Governo da Bahia

A eleição deste domingo repetiu a disputa entre Jerônimo Rodrigues e ACM Neto que marcou o pleito estadual de 2022.

Naquele ano, Jerônimo foi eleito governador no segundo turno, com 52,79% dos votos válidos. Em 2026, o petista conseguiu a reeleição já no primeiro turno.

Jerônimo havia confirmado em dezembro de 2025 que pretendia disputar um novo mandato. A chapa vencedora foi novamente formada com Geraldo Júnior como candidato a vice-governador.

Disputa pela Presidência

Na eleição presidencial, Flávio Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram os dois candidatos mais votados e disputarão o segundo turno em 25 de outubro.

Com 99,6% das urnas apuradas, Flávio Bolsonaro tinha 47,50% dos votos válidos, enquanto Lula registrava 44,61%.

A segunda etapa será uma nova votação, e os votos obtidos no primeiro turno não são somados ao resultado do segundo. Será eleito presidente o candidato que obtiver a maior quantidade de votos válidos na nova votação.

Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.