Sisu 2026: veja como se inscrever, vagas e cronograma completo

Confira datas, requisitos e passos para participar do processo seletivo do Sisu 2026 e concorrer a vagas em universidades públicas

Por Ananda Costa.

O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta segunda-feira (19), as inscrições para o Sisu 2026, o Sistema de Seleção Unificada que seleciona candidatos para vagas em instituições públicas de ensino superior com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Confira detalhes do Sisu 2026. Foto: Rafa Nedermeyer

Ao todo, o Sisu oferece 274,8 mil vagas em todo o país, sendo quase 25 mil somente na Bahia, o terceiro estado com mais oportunidades, de acordo com o Ministério da Educação.

As inscrições no Sisu 2026 são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (acessounico.mec.gov.br), utilizando a conta gov.br.

Podem se inscrever estudantes que participaram do Enem 2023, 2024 ou 2025, desde que não tenham feito a prova na condição de treineiro e não tenham obtido nota zero na redação. O sistema considera automaticamente a melhor média entre os três anos para efeito de classificação.

O candidato pode escolher até duas opções de curso durante o período de inscrição.

Vagas na Bahia 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou mais detalhes sobre a edição 2026 do Sistema de Seleção Unificado, principal porta de entrada para universidades públicas do Brasil. Segundo a pasta, a Bahia é o 3º estado com mais vagas ofertadas no Sisu 2026.

Ao todo são 274,8 mil vagas para o processo seletivo, maior quantidade da história, de acordo com o MEC. Somente a Bahia é responsável por oferecer pouco mais de 9% delas -  24.768 mil vagas. A lista de estados com mais vagas tem Minas Gerais (33.729 vagas) e Rio de Janeiro (31.419 vagas), fechando o top-3.

Paraíba, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Sul e Piauí fecham os 10 estados com mais vagas. Confira o ranking.

Confira o cronograma do Sisu 2026

Foto: Agencia Brasil

O Sisu 2026 terá apenas uma etapa de inscrição e uma única chamada regular, com resultado previsto para o dia 29 de janeiro de 2026.

A matrícula dos aprovados na chamada regular começa em 2 de fevereiro de 2026 e seguirá as regras estabelecidas por cada instituição.

  • Inscrições: de 19 a 23 de janeiro;
  • Resultado da chamada regular: 29 de janeiro;
  • Matrícula da chamada regular: a partir de 2 de fevereiro;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: de 29 de janeiro a 2 de fevereiro;
  • Convocação da lista de espera pelas instituições: a partir de 11 de fevereiro.

LEIA MAIS: Sisu, Prouni e Fies explicados: veja como ingressar no ensino superior

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.