Inep divulga resultado das notas do Enem 2024; confira
O Inep está fornecendo, também, detalhes sobre o programa Pé-de-Meia Licenciatura
Já estão disponíveis, as notas individuais dos estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2024. Para saber como foi o seu desempenho, basta acessar a Página do Participante nosite do Inep.
Além das notas, o Inep está fornecendo, também, detalhes sobre o programa Pé-de-Meia Licenciatura, uma iniciativa destinada a promover a entrada e a continuidade de alunos em cursos de licenciatura, com ênfase nos melhores resultados no Enem.
SOBRE O ENEM
As provas ocorreram nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado. Foto: Reprodução | Inep
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).
Elas também são aceitas em instituições de educação superior portuguesas que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
A aplicação do Enem ocorre em dois dias. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.
Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.
LEIA MAIS: Aposentados e pensionistas do INSS terão reajuste de 4,77% a partir de fevereiro
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).