Enem à vista! Confira dicas de como cuidar da mente e se preparar para o exame
Além de ter domínio sobre os conhecimentos teóricos, cuidados socioemocionais são importantes para todo o processo do Enem
Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é natural que muitos estudantes sintam uma pressão crescente para atingir seus objetivos acadêmicos. Tão importante quanto ter domínio dos temas e assuntos, cuidar da mente e estar tranquilo é igualmente fundamental para ter um bom desempenho nas provas, que acontecem dias 3 e 10 de novembro.
Diretora pedagógica do Villa Global Education, Selma Brito afirma que a preparação é uma das chaves para a aprovação e que a instituição busca trabalhar competências técnicas e socioemocionais em seus estudantes, para além do Enem.
“Queremos que nossos alunos estejam prontos não apenas para enfrentar provas importantes como o Enem, mas também para construir uma carreira sólida e serem cidadãos preparados para os desafios da vida adulta”, afirma.
Algumas dicas para essa capacitação são importantes. Confira:
1. Planeje, mas com flexibilidade
Criar um cronograma de estudos é essencial para manter o foco, mas lembre-se de que ele deve ser realista e flexível. A ideia não é cumprir uma maratona, mas ter constância. "O importante é manter uma rotina, mas respeitando seus limites", orienta o Villa. "Pause quando se sentir exausto. O descanso também é parte do aprendizado."
2. Faça pausas para oxigenar a mente
Pesquisas indicam que pausas curtas e frequentes aumentam a retenção de conteúdo. Essas pausas ajudam a "resetar" a mente e a voltar aos estudos com energia renovada.
3. Conexão com os colegas e apoio emocional
Estudar em grupo pode ser uma boa ideia, desde que o foco seja mantido. Além disso, o apoio emocional entre amigos e familiares faz diferença. No Villa, a rede de apoio faz parte da rotina escolar. Os alunos sabem que podem contar uns com os outros e com a equipe pedagógica para enfrentar os desafios de forma mais leve.
4. Atenção ao sono e à alimentação
No Villa Happiness Center, uma das premissas é que cuidar do corpo é parte essencial para um bom desempenho. Uma boa noite de sono e uma alimentação equilibrada são condições para que o cérebro funcione bem. O estudo pode ser exigente, mas de nada adianta sacrificar essas áreas essenciais.
5. Não deixe de curtir os pequenos momentos
Por fim, e talvez mais importante, a jornada do Enem faz parte de um processo mais amplo de crescimento pessoal. Não deixe que a pressão o impeça de aproveitar pequenos momentos de lazer ou de se conectar com o que o faz feliz. O equilíbrio entre dedicação e bem-estar é o segredo para atravessar essa fase com sucesso.
LEIA MAIS: Estudantes vão contar com operação especial do transporte público para o Enem em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).