Salvador-Itaparica: saiba quem são os acionistas da construção da ponte
Líderes globais em infraestrutura formam consórcio envolvido em megaprojeto baiano
Por Da Redação.
A construção da aguardada ponte Salvador-Itaparica está nas mãos de duas potências chinesas da construção e infraestrutura: a China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e a China Communications Construction Company (CCCC). Juntas, elas formam o consórcio responsável pelo Sistema Rodoviário Salvador-Ilha de Itaparica.
A CCECC, fundada em 1979 e parte do grupo China Railway Construction Corporation (CRCC), é uma das pioneiras chinesas no mercado internacional. Com escritórios em 89 países, sua atuação é diversificada, incluindo construção de projetos, design de engenharia civil, desenvolvimento imobiliário e até gestão hoteleira. A empresa figura entre as 225 maiores empreiteiras do mundo, um reconhecimento de sua vasta experiência global.
A CCCC, por sua vez, é um colosso ainda maior. Com mais de 60 subsidiárias e 100 mil funcionários, o grupo tem presença em mais de 150 países. Em 2021, a CCCC ocupou a 61ª posição no ranking Fortune Global 500. A empresa é líder mundial em diversos segmentos, como construção de portos, estradas, pontes e fabricação de guindastes de contêineres. Além disso, é a maior empresa de dragagem e de design de plataformas de perfuração de petróleo offshore do mundo.
A união dessas duas gigantes no projeto baiano demonstra a magnitude da obra. A experiência e a solidez financeiras da CCECC e CCCC trazem a promessa de um empreendimento robusto, com a aplicação de tecnologias e conhecimentos de ponta para a execução da ponte que irá transformar a mobilidade na Baía de Todos-os-Santos.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).