Contribuinte atento não cai em malha fina; saiba como evitar erros
Para quem ainda vai fazer a declaração, é fundamental estar atento na hora do preenchimento
Por Da Redação.
Falta menos de um mês para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda. Segundo a Receita Federal, até agora foram enviadas cerca de 19 milhões de declarações em todo o país, do total de 42,6 milhões esperadas. Na Bahia, mais de 800 mil contribuintes prestaram contas com a Receita.
Para quem ainda vai fazer a declaração, é fundamental estar atento na hora do preenchimento. O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unijorge, Adriano Araújo, explica que uma das maiores causas de declarações retidas na malha fina é a omissão de rendimentos. “Muitas vezes, o contribuinte não informa outras atividades remuneradas e esquece de declarar os valores recebidos de outros serviços que executou”, acrescenta.
+ Imposto de Renda: veja as principais mudanças na declaração para 2025
Outros problemas são os erros no preenchimento de dados, como datas e CNPJ, por exemplo, e digitação de valores de forma errada. Fatores que também devem ser observados são: evitar a inclusão de despesas médicas e odontológicas não dedutíveis; a inclusão de dependentes em duas declarações. No caso de móveis e automóveis, os custos devem ser informados com base no valor de aquisição, e não no valor de mercado.
Adriano ressalta que um equívoco recorrente é a confusão entre PGBL e VGBL, o que faz com que os contribuintes confundam os lançamentos e acabem sujeitos à fiscalização. “O PGBL oferece dedução no Imposto de Renda, o que pode ser vantajoso para quem declara no modelo completo e tem renda alta. Já o VGBL é mais indicado para quem declara no modelo simplificado ou busca acumular patrimônio", explica.
Atendimento gratuito na Unijorge
Para apoiar os contribuintes, a Unijorge, por meio do Núcleo de Gestão Contábil, vai dar continuidade à ação “Declare seu Imposto de Renda com a Unijorge”, com atendimento gratuito para a população, entre os dias 5 e 29 de maio, no Campus Paralela. O serviço será oferecido de segunda a quinta-feira, das 15h às 19h.
A ação, voltada para declarações simplificadas, vai oferecer orientação, tirar dúvidas e fazer a realização da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, incluindo a verificação de documentos, o preenchimento, o envio para a Receita Federal e a entrega do recibo.
A inscrição para a ação deve ser realizada no site https://eventos.unijorge.com.br/declareirpf2025comauj/. No dia do serviço, o contribuinte deve levar a documentação necessária e ter a senha do portal Gov.br atualizada para o nível Prata ou Ouro. Os atendimentos serão por ordem de chegada.
“Esta iniciativa, que começou em março, já realizou mais de 1,5 mil declarações, com atendimentos em diversos pontos de Salvador e do interior do estado. Contamos com a participação de 75 alunos voluntários, que têm a oportunidade de vivenciar a prática e gerar impacto social. Nossa expectativa é realizar cerca de 2 mil declarações até o fim da ação”, destaca o professor Adriano.
LEIA MAIS: Conclave tem início na quarta-feira; saiba como está o processo
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).